Por a 4 Fevereiro 2022

Com uma forma peculiar e sendo um dos poucos exemplos de casas redondas da década de 60 na Califórnia, a “Round House” modernizou-se sem com isso desrespeitar o seu legado arquitetónico.

Arquitetura: Feldman Architecture / Fotografias: Adam Rouse

Escondida nas colinas de Los Altos Hills, na California, a Round House é uma casa da década de 1960 – uma das poucas com esta estrutura geométrica construída na Califórnia nesta altura -, que foi recentemente remodelada pelo gabinete de arquitetura Feldman Architecture.

Os proprietários apaixonaram-se pelas suas características peculiares, querendo no início apenas uma remodelação modesta. Contudo, ao depararem-se com detalhes como janelas que não deixavam alcançar todo o potencial de vistas, reconheceram a necessidade de uma modernização, o que levou a um aprimoramento  da sua forma original. Agora, empoleirada no topo de uma escarpa, a casa abraça as vistas de 180 graus com um deck que percorre o seu perímetro.

Entre as alterações a que foi sujeito o projeto original, está a transformação do pátio central numa cozinha – um gesto apropriado a um aspirante a padeiro e à sua família entusiasta da gastronomia e que fazem do cozinhar e receber o centro da sua vida social.

Através de uma grande clarabóia, a luz natural flui para o espaço de cozinha, criando um relógio de sol improvisado que vai iluminando diferentes áreas ao longo do dia.

Da entrada principal, quem chega vai percorrendo a casa até encontrar  o deck ao ar livre, estrategicamente esculpido na interseção da sala de estar com a cozinha – emoldurando vistas amplas da zona de South Bay. Este elemento permite o acesso ao exterior a partir de todos os espaços.

A ligação entre o interior e o exterior é também potenciado por portas altas e curvas, que desaparecem nas paredes.

O revestimento em madeira carbonizada (Shou Sugi Ban), pavimentos em betão, paredes brancas e curvas e móveis minimalistas permitem que as vistas ocupem lugar de destaque. Devido aos desafios impostos pela sua forma circular, os arquitetos tiveram de encontrar soluções criativas para cada detalhe.

Respeitando a forma original da casa, a residência, agora modernizada, abraça totalmente a sua localização por meio de uma resposta sensível ao lugar onde se insere, um terreno íngreme e desafiador.

0
Would love your thoughts, please comment.x