Por a 21 Dezembro 2021

Kilo Honč, o estúdio de arquitetura eslovaco, liderado por Richard Kilo a Matej Hončé, assina o projeto de remodelação deste pequeno apartamento de apenas 35 metros quadrados transformado em loft.

Projeto: Kilohonc; Fotografia: Matej Hakar / segundo a memória descritiva, via archdaily / Marcas e fabricantes: Berker, Carpet Vista, Element, HAY, Ikea, Karup Design, Mawa Design, Muuto, Nesia, Osmont

Este apartamento, ao lado da Igreja Azul, é um loft de fim de semana, próximo do centro histórico de Bratislava. Ainda no seu estado original, era como um “claustro”, bastante maior e ‘rígido’, com potencial oculto e uma bela vista para a Igreja Azul, monumento Art Nouveau daquela cidade.

Os clientes não procuravam exatamente um projeto cuidadoso e meticuloso, já que o local não proporcionava uma experiência de bem-estar. Mas procuravam, sim, usufruir das vistas, das aberturas, dos ambientes, da localização e do jogo de luz / sombra.

Como tal, os materiais são na sua maioria transparentes e funcionais. O espaço foi mantido ‘aberto’, destacando o alto pé direito.

O layout original incluía uma casa de banho, um forro rebaixado de gesso com toda a parafernália de cabos oculta e uma cozinha na parede oposta para a vista da Igreja Azul.

Ao remover o forro, a infraestrutura foi reestruturada; foi ainda inserido um mezanino, tornando o estúdio num apartamento completo com uma área íntima privativa, alcançada através de uma escada.

O novo mezanino expandiu a área útil do apartamento em cerca de 15 m². Ao inserir uma parede de blocos de vidro translúcidos entre o WC e a nova cozinha, a luz natural foi conduzida para a área da cozinha, de modo que o espaço pareça amplo. Esta mesma parede separa o WC, que possui a cabine de duche no lado oposto.

O apartamento está equipado apenas com os objetos essenciais, em proporções generosas. Um sofá-cama de 1,20 m de profundidade substituiu o sofá tradicional, e as generosas paredes brancas são usadas como telas de projeção, ao invés de uma grande TV.

No nível superior, está localizado o quarto com um conjunto de estantes para roupas e um grande tapete para o descanso diário.

O apartamento não possui uma ordem rígida, o seu utilizador está em constante interação com o ambiente circundante, de forma a redescobri-lo e modificá-lo ao longo do tempo.

O espaço incentiva a criatividade, o seu caráter pode ser alterado sem prejuízo da qualidade, além de oferecer uma variedade de escalas diferentes para as pessoas interagirem.

0
Would love your thoughts, please comment.x