Por a 28 Dezembro 2021

A proposta preservou todos os elementos com valor histórico ou simbólico identificado na traça de construção erudita, mas conferiu-lhe também um outro tempo, o nosso.

Arquitetura: Martins Architecture Office / Fotografia: NUDO

O projeto trata da renovação da casa da Quinta de Zebros, localizada em Felgueiras e inicialmente concebida para hospedar monges no século XIII. A casa pertence à mesma família desde o século XIX e foi tendo diferentes funções tais como casa de trabalhadores agrícolas ou residência – no caso do seu último proprietário que a foi adaptando ao longo dos anos 90.

Segundo explicam os autores do projeto, no decorrer do mesmo, a equipa percebeu que partes da casa tinham sido transformadas numa sucessão de áreas habitadas sem uma tipologia estruturada.

A proposta preservou todos os elementos com valor histórico ou simbólico identificado na traça de construção erudita, visiveis na talha da pedra ou na assemblagem das madeiras. Os espaços da casa foram mantidos mas reorganizados tipologicamente, proporcionando um ambiente adaptado à vida contemporânea.

A rede de infraestruturas é nova na sua totalidade e integrada subtilmente na estrutura de casa existente. Técnicas e materiais em madeira, pedra local, ferro e estuque foram explorados preferencialmente como princípios de desenho.

O desenho, concluem os autores, “foi um recurso para marcar este tempo, o nosso tempo”.

0
Would love your thoughts, please comment.x