Por a 1 Dezembro 2021

Fotografia: Denilson Machado e Roberta-Gewehr Texto: Isabel Figueiredo

O objetivo? Casar peças da arte e de design com uma paleta de materiais simples, monocromática e um layout funcional e fluido.

Juarez Cruz, arquiteto e designer de interiores, assina este projeto de 115m2, realçado pelos ambientes fluidos e mini- malistas que contemplam zona de estar e cozinha, quarto, closet e casa de banho. O projeto foi pensado tendo em conta o despojamento, concentrando-se, acima de tudo, em quem o habita mais do que em qualquer outra coisa. 

A partir do conceito de impermanência, o ambiente procura adaptar-se às constantes mutações e evoluções necessárias do nosso dia-a-dia. A tecnologia, que permite controlar a casa pelo smartphone, partilha importância com a simplicidade de um espaço monocromático, com texturas inatas que abraçam a autenticidade, provocam a memória e os sentimentos que nos cercam.

Juarez Cruz investiu numa paleta de cores neutras com alguns toques de madeira, para assegurar alguma sofisticação às soluções simples que integram os ambientes. 

Além do piso e dos revestimentos, a escolha do mobiliário também segue a mesma linha neutra em tons que variam do preto ao bege. Inteiramente desenhada pelo arquiteto, a marcenaria inclui linhas retas e poucos detalhes, o que resulta em ambientes leves e contemporâneos, ideais para a partilha de experiências.

O sofá́ modular é peça central da área de estar; por seu turno, o móvel otimiza o espaço e funciona como uma forma despretensiosa de receber acentuado pelos módulos que permitem diferentes combinações de disposição, adaptando-se às várias necessidades de cada momento. 

As obras de arte e peças de design dispostas pelo espaço conhecem aqui uma harmonia muito equilibrada e têm neste projeto um papel que se encaixa bem no quotidiano dos moradores. A sua importância não reside tanto na qualidade de peças em exposição, mas antes pela forma como se adaptam naturalmente ao quotidiano dos moradores.

Mas são naturalmente obras a destacar, assinadas por nomes como Tarsila do Amaral, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Vasco Prado, Eduardo Haesbaert, Hugo França, Angela Varela e Melina Toffanelo; além de fotografias das artistas Julia Wimmerlin e Fabi Aleixo. De entre os destaques das peças de design, estão os lançamentos de designers como Vinicius Siega, Luan del Savio e Sui Objetos. 

Juarez Cruz atua na área da Arquitetura e Design de Interiores e procura aliar funcionalidade e conforto ao design. Detalhes clássicos misturam-se em perfeita harmonia com elementos contemporâneos na maioria dos seus projetos, o é que já uma importante característica do designer.

Estudou Arquitetura & Urbanismo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Brasil) e formou-se em Design de Interiores pela Universidade Luterana do Brasil. 

0
Would love your thoughts, please comment.x