Por a 18 Novembro 2021

Neste projeto residencial em Manhattan, o piso superior, de 278 m², e a cobertura, antes parte de um armazém de caviar de 1884, foram convertidos num loft com grandes áreas abertas destinadas ao convívio e uma ligação fluida com o exterior.

Arquitetura: Andrew Franz Architect / Fotografia: Albert Vecerka / segundo a memória descritiva, via Archaily

A residência foi transformada através do realojamento do mezanino onde um pátio interior é diluído com o teto de vidro retrátil e é unido ao jardim verde, no topo. Este gesto conforma um diálogo entre o interior e exterior nas principais áreas de estar, preenchidas por luz natural. Um amplo fluxo de ar entra no que antes era um loft mal ventilado e escuro. À noite, o pátio atua como uma lanterna que ilumina o interior do loft, em baixo.

Ao abraçar o passado industrial do edifício, o discurso visual entre o novo e o antigo acontece através de inserções de materiais modernos, a par com os materiais recuperados ou valorizados do loft. Uma escada de aço personalizada reutiliza madeiras das antigas vigas do telhado como degraus e patamares. A residência de múltiplos níveis é unificada por um volume de madeira nogueira que serve como um ponto de referência conceptual.

Para um caráter sustentável, foram utilizados sistemas e sistemas mecânicos energeticamente eficientes. O projeto recupera e reutiliza materiais do loft ao mesmo tempo que incorpora novos produtos, de origem local, incluindo os eletrodomésticos, o teto de vidro retrátil, os perfis de metal e armários.

O novo terraço da cobertura utiliza um piso de pedra azul recuperada e uma série de espécies nativas que requerem pouca água, além de que isolam o ambiente, em abaixo.

0
Would love your thoughts, please comment.x