Por a 26 Outubro 2021

Mesas há muitas, e cada uma com a sua função. As de apoio permitem otimizar os espaços além de conferirem um charme extra a qualquer decoração.

Fotografia de destaque: Pedro Tavares Têxteis

Denilson Machado

Existem diversos tipos de mesa; de centro, apoio, de jantar, de grande ou pequena dimensão. E, podem ocupar diversos lugares e funções dentro do mesmo ambiente. Com tanta diversidade, pode tornar-se difícil escolher o melhor modelo para cada situação.

As mesas de apoio, em concreto, e ao contrário das de centro, são mais pequenas mas igualmente impactantes do ponto de vista estético. Facilitam-nos a vida, sobretudo, quando pretendemos apoiar copos ou outros pequenos objetos de fácil acesso.

Kevin Scott
@luizaschreier.archphoto

Estas mesas de apoio são, fundamentalmente, as que vimos ao lado de sofás e cadeirões. Multifuncionais, elas conseguem otimizar o ambiente e podem ser facilmente movidas de um espaço para outro. Embora a sua funcionalidade vá muito além desta disposição.

São, igualmente, uma peça chave na decoração, ajudando a compor um canto de leitura, ao lado de uma candeeiro de pé, ou substituir até, mesinhas de cabeira.

Alguns aspetos a ter em consideração:

DIMENSÃO

Catarina Batista

Não deve ser tão baixa como a mesa de centro, mas também não é conveniente que seja excessivamente alta. Idealmente, o seu tamanho deve ser compatível com a altura do braço do sofá, permitindo um fácil alcance por parte de quem está sentado. Se conseguir ainda, deixe aproximadamente 60cm livres em seu redor, para não atrapalhar a circulação.

ACABAMENTOS

Paulo Lima

Precisamente pelo facto de poderem assumir diferentes funções, as mesas laterais e, de apoio, devem ser feitas de materiais resistentes, como o vidro, por exemplo, uma vez que na grande maioria das vezes vão servir de suporte para copos ou vasos.

ESTÉTICA

Vasco Célio

As mesas auxiliares são um must-have e encontrar a peça ideal para colocar os seus objetos de decoração nem sempre é uma tarefa fácil. Independentemente de terem um design distinto, linhas modernas ou pormenores diferenciadores.

Ana Paula Carvalho
0
Would love your thoughts, please comment.x