Por a 26 Outubro 2021

O apartamento Saint-Gérard data de 1935 e o projeto levado a cabo pelo estúdio Vives St-Laurent conseguiu modernizar a habitação sem romper com as fantásticas características do passado.

Fotografia: Alex Lesage

O estúdio de Montreal Vives St-Laurent apresentou o seu mais recente projeto, a remodelação de um duplex localizado no bairro Villeray, em Montreal.

O jovem casal de moradores ficou completamente encantado com os elementos arquitetónicos originais, uma vez que para eles era determinante viverem num local que mantivesse uma ligação com o passado.

A casa destaca-se pela qualidade arquitetónica original do prédio, desde as guarnições, passando pela marcenaria e vitrais.  A própria cor é um aceno à porta da frente do duplex: é aliás o motivo pelo qual as pessoas do bairro a chamam de Casa Rosa.

Infelizmente não foi possível manter a cerâmica original na entrada, então os designers usaram exatamente o mesmo padrão de mosaico para evocar o original.

Na tentativa de preservar o caráter do apartamento, os clientes tiveram o cuidado de remover cada porta de madeira e guarnição para reutilizar ao máximo esses mesmos elementos. A justaposição da armação de madeira maciça com o carvalho branco usado para o pavimento e móveis embutidos introduz texturas de diferentes épocas.

Outro ponto importante era a criação um espaço de convivência aberto no quintal e para isso foram necessárias intervenções mais estruturais. Reorganizar o espaço permitiu abrir a espécie de fachada traseira, maximizando a quantidade de luz natural a entrar pela casa. As portas francesas e grandes janelas são o ajuste perfeito para este espaço confortável e sofisticado em simultâneo.

Todas as divisões foram projetadas de forma permitir uma generosa área de espaço aberto e zonas privadas funcionais. Até porque a família queria que a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar estivessem interligadas.

Inspirado em residências urbanas, o design do apartamento é caracterizado pelo uso de pedra natural com caráter único e vários acabamentos antracite e cobre. A cozinha é elegante e serve como peça central da área comum, onde um layout simétrico cria linhas claras e simples.

Este apartamento tem ainda dois quartos localizados na frente da casa, um dos quais é configurado como uma suíte. O closet foi ligeiramente ampliado para melhorar a fluidez.

A casa de banho, sóbria e monocromática, é valorizada pelos móveis de madeira personalizados e pelo vidro texturizado do armário de parede.

0
Would love your thoughts, please comment.x