Por a 2 Setembro 2021

Remodelação total num apartamento no Leblon, Rio de Janeiro no Brasil, projetado pelas arquitetas Roberta Moura e Paula Faria.

Fotografia: Denilson Machado, MCA Estúdio Produção: Luciana Algarte

O imóvel situado no quarto andar de um charmoso prédio art déco, com vista privilegiada para a copa das árvores e o canal do Jardim de Alah é hoje morada de um casal na fixa dos 40 anos.

Depois de muita procura, o casal encontrou este apartamento antigo com alguma herança mais ‘pesada’, e decidiu fazer uma remodelação total. Tudo foi deitado abaixo e substituído, da canalização, à eletricidade e carpintarias.

Ainda assim, algumas características sobreviveram, tais como, o pavimento em Chevron, as vigas aparentes e o alto pé-direito.

Entre os principais pedidos do casal, constava uma churrasqueira no meio da cozinha, que, por sua vez, precisava de ser aberta para a sala, embora com a opção de fechar quando necessário. Isto enquanto tornariam em simultâneo a sala o mais ampla possível.

De forma a cumprir todos os requisitos o layout da casa foi integralmente redefinido e com isso, as arquitetas ampliaram, também a suíte, de forma a criar um closet e transformaram o outro quarto, em dois quartos mais pequenos; um para hóspedes e outro com a função de escritório.

Do ponto de vista da decoração clean, com ‘pegada’ escandinava; e poucos mas bons móveis.

Destacam-se os tons neutros, permitindo as cores mais fortes para as obras de arte para que pudessem brilhar. Tendo em conta que a proprietária foi sócia de uma galeria de arte, o casal já tinha no seu acervo quadros assinados por artistas como Guilherme Dable, Arthur Arnold, Bruno Vilela e Geraldo Marcolini.

0
Would love your thoughts, please comment.x