Por a 24 Agosto 2021

Localizado no bairro King West, Toronto, este loft de dois pisos, para um jovem profissional que queria dois novos quartos e uma casa de banho adicional, a partir de um piso plano, previamente aberto sem paredes divisórias, contou com a intervenção do Studio of Contemporary Architecture (SOCA).

Fotografia: © Andrew Snow / Arquitetos: Studio of Contemporary Architecture (SOCA) / Área: 1175 m² /Segundo a memória descritiva, via Archdaily

O cliente procurava uma maior funcionalidade e flexibilidade para alojar as suas necessidades futuras, mantendo a atmosfera espaçosa do plano aberto. O projeto gira em torno de um espaço de pé-direito duplo emoldurado por janelas voltadas para o noroeste, que enchem o loft de luz natural ao longo do dia.

Os dois níveis são unidos por meio de uma escada existente, restaurada, com degraus de metal preto e uma proteção contínua de carvalho manchado que termina na janela, do chão ao teto, do quarto principal. Esta paleta de materiais simples justapõe as paredes brancas e os tetos de cimento aparente, de modo a criar uma presença íntima, mas robusta.

Em linha com o orçamento e as considerações ambientais, muitos dos elementos foram recuperados e reutilizados. Tal inclui as prateleiras do armário, a iluminação bem como os armários da cozinha, balcões e eletrodomésticos.

Foram feitas atualizações simples na cozinha, incluindo novo chão e uma parede de nicho pintada de amarelo para adicionar um toque de diversão num esquema de cores discreto.

Por se tratar de um loft pequeno, era importante que os elementos de design pudessem definir o espaço e servir a várias funções. Um bom exemplo disso é o banco da sala de estar, que fornece assento ao mesmo tempo que atua como uma tela de privacidade para a porta de entrada e o lavabo.

Além disso, o banco em forma de L tem recortes para prateleiras assegurando mais espaço para arrumação de sapatos e livros. Da mesma forma, um painel de parede de carvalho foi criado com um acabamento texturizado, bem como um espelho de altura total, que esconde um painel elétrico. Tudo isto, claro, enfatizando o profundo impacto que os gestos simples têm na criação de pequenos espaços.

0
Would love your thoughts, please comment.x