Por a 21 Julho 2021

Implantada numa das mais altas cotas de nível passíveis de construção em Campos do Jordão (BR), a residência TKN foi projetada privilegiando a grande vista que o terreno proporciona do alto da cidade.

Segundo a memória descritiva / fonte: Archdaily / Fotografia: Guilherme Pucci

Para a sua arquitetura, foi adotada a criação de um jogo de volumes monolíticos, leves e semienterrados, e o seu partido programático surge de um pedido dos clientes: a de se criarem duas residências de inverno, totalmente funcionais e interligadas, uma no nível superior para o casal e outra no nível inferior para os seus dois filhos.

A casa asa foi implantada no nível mais alto do terreno, um declive de 20 metros de altura, tendo os seus acessos principais, tanto para os peões como para os veículos, sido alojado atrás do nível superior da casa, que faz a divisão com a vegetação da Serra da Mantiqueira, originária da região.

Na sala da ala superior, uma grande viga estrutural avança sobre a vista apoiada por pilares metálicos em “V” com a cobertura de madeira dos elementos que encerram a casa ao exterior, procurando tirar partido de maior leveza dos elementos estruturais.

A cozinha e a sala de jantar são integradas com a sala principal de acordo com o estilo de vida dos moradores, transformando o ambiente em área de convívio da família. Todas as portas deslizantes são em vidro com brises de madeira para controle da incidência solar.

Como o clima da região é frio e húmido, toda a casa é voltada para o oeste procurando aquecer-se com o sol da tarde e propiciando a vista do entardecer.

No volume superior adjacente está localizada a suíte principal recuada do nívl inferior, criando uma grande varanda de acesso e convívio como antessala da residência, sendo permeada por jardineiras.

No seu nível inferior, uma grande varanda foi projetada sob a estrutura em equilíbrio para a sala da residência dos filhos; as duas suítes têm vista para o pôr do sol e são interligadas através de um pergolado em cimento aparente.

FICHA TÉCNICA

Local: Campos do Jordão, Brasil
Arquitetos: OTP Arquitetura
Área:  450 m²
Ano:  2021

0
Would love your thoughts, please comment.x