Por a 30 Julho 2021

Um projeto residencial desenvolvido pelos arquitetos a partir das suas experiências e pesquisas em busca de uma contemporaneidade brasileira e amazónica na Arquitetura e na Construção.

Fotografia:  Maíra Acayaba, Roberto Moita / Arquitetura: Roberto Moita Arquitetos / segundo a memória descritiva via ArchDaily

O programa estabelecia o desafio de criar um ambiente acolhedor para uma residência de fim de semana de uma jovem família com um orçamento exíguo.

A estratégia do projeto foi desenvolvida de forma a reduzir os diferentes impactos da edificação no ambiente, desde o partido arquitetónico até ao sistema construtivo adotado, as técnicao programa e o sistema de montagem no canteiro.

A implantação num bloco único e compacto na parcela sul do lote preserva o delicado bosque existente, avançando com o pátio elevado da piscina na direção norte.

O terreno de solo arenoso, arborizado e com pouca inclinação sugeriu a organização do programa em três níveis, sendo um destinado ao lazer nivelado com o passeio púublico, um acima para a área íntima e outro em baixo para hóspedes.

Os ambientes de lazer e íntimos foram organizados voltados para o bosque e para a ventilação dominante na direção nordeste, integrando-os num espaço comunitário parcialmente coberto que usufrui da floresta e do caminho da lua e do sol.

A grande cobertura de chapas metálicas térmicas tipo ‘sanduíche’ com largos beirais faz a necessária proteção da chuva e do sol da Amazónia. O chão de folhas da floresta preservada é como um revestimento de baixa manutenção e de alta permeabilidade além de servir de nutrição natural às árvores em redor.

A estratégia construtiva combina o uso do aço, da madeira e do cimento. Um par de treliças-pavimento composta de perfis laminados de aço suporta o prisma elevado dos quartos num vão de 14 metros promovendo uma grande continuidade dos espaços internos e externos no nível de lazer e conferindo flexibilidade de usos e layouts dos ambientes.

As escadas e as casas de banho estão contidas numa caixa de alvenaria armada de blocos de cimento que serve de apoio da estrutura metálica de um dos lados, do outro um par de pilares de cimento. Os painéis que fazem as vezes de estores são de madeira, bem como o é o piso da zona de dormir, os deques e o piso da zona de lazer.

0
Would love your thoughts, please comment.x