Por a 16 Fevereiro 2021

Os arquitetos do coletivo chileno Iragüen Viñuela assinam o projeto desta casa de férias com 140m², próxima da estância de esqui Corralco, em Malalcahuello, Chile.

Segundo a memória descritiva, via Archdaily

Concebida como um refúgio de férias, não muito longe do centro de esqui Corralco, a casa localiza-se num terreno plano, no fundo de um vale rodeado de montes e florestas de araucárias e outras espécies nativas, com vistas para o vulcão Lonquimay a norte, e para a Serra Nevada, o sul.

A casa foi desenhada para proporcionar o encontro, a vida social e a contemplação da paisagem, através de um grande espaço central de dupla orientação (norte e sul), onde se dispõem sala de estar, sala de jantar e cozinha.

As áreas privadas passam foram remetidas para um segundo plano, em duas alas independentes localizadas nos extremos leste e oeste da casa, uma para os proprietários e outra para os convidados.

Cada ala contém dois quartos e uma casa de banho.

A planta alongada e o telhado de duas águas permitiram resolver aspetos programáticos e climáticos, tais como conseguir uma grande entrada de luz e altura no espaço central, além de escoar corretamente a água da chuva e a neve durante o inverno.

A pele externa, completamente composta por painéis de metal ondulado, pode ser aberta ou fechada gradualmente nas fachadas principais, controlando a entrada de sol e calor até deixar a casa completamente fechada quando não está em uso, como uma silhueta arredondada na paisagem.

Dada a situação agressiva da implantação, em termos de clima e acessibilidade, optou-se por um volume único e compacto que contém todo o programa, com uma estrutura simples, de corte único, com repetição de peças, o que permitiu que fosse pré-fabricada em grande medida em Temuco ou Curacautín, reduzindo deste modo os trabalhos dos pedreiros no local.

0
Would love your thoughts, please comment.x