Por a 3 Fevereiro 2021

Em Parma, Itália, um apartamento premiado ‘Best Project’ pelos prémios da Archilovers, idealizado para um amante da banda desenhada, da música punk rock e dos filmes de ficção científica.

Projeto / Reload / Fotografia: Davide Galli ‍ / segundo a memória descritiva

O apartamento, localizado no piso térreo, tem vista para o grande jardim privado. O pedido do cliente consistiu em criar um ambiente em harmonia com o seu mundo: um ambiente contemporâneo, adequado à sua juventude, onde possa encontrar tranquilidade ao chegar do trabalho, receber amigos, ouvir música e passar momentos de convívio e descontração .

O coletivo Reload adotou uma abordagem integrada ao projeto tratando todos os elementos de forma orgânica: desde a escolha dos materiais, à configuração espacial, passando pela das cores e linhas.

Tudo dialoga em um delicado equilíbrio de acentos. ‍

A intensa luz natural junta-se ao projeto de iluminação desenhado pela Reload para criar cenários de iluminação que se adaptam a diferentes ambientes. A iluminação LED 3000k, é, em algumas situações, a protagonista e, noutras, é discreta mas funcional, procurando sempre revelar as telas originais do proprietário, com cores vivas e muitas vezes protagonistas no ambiente. ‍

Passando pela porta de entrada encontramos a ampla sala de estar, o coração da casa, configurada de forma fluída e livre de obstáculos visuais, de forma que através das grandes janelas, que se abrem para o jardim, cria-se uma sensação de continuidade entre o interior e externo.

Somos aqui saudados por uma pintura invulgar de Batman na praça da cidade de Parma, o ponto de partida do design, à semelhança de uma paleta de cores que atua como fio condutor de toda a filosofia do design.

Um grande sofá de tecido e uma grande estante de ferro e madeira definem a sala de estar; ao lado, a cozinha de linhas clean e essenciais e de cor cinza escuro comunica com a sal, com o seu balcão apoiado por bancos que lembram a teia do Homem-Aranha.

Na entrada, a zona de refeições é definida pela grande mesa escura e o aparador que incorpora as mesmas cores e materiais da estante.

O quarto principal, de linhas simples, caracteriza-se pela cabeceira da cama pintada num azul escuro / cinzento, um amplo roupeiro e mesinhas de cabeceira em ferro pensadas e feitas à medida para este projecto.

A casa de banho principal é composta por um longo armário com banheira integrada, desenhado e feito à medida. As cerâmicas do lado oposto formam um quadro colorido e geométrico que confere personalidade ao ambiente; o macaquinho pendurado no balcão lembra o espírito jovem do dono.

A segunda casa de banho, com chuveiro, com as suas cores neutras e mais tradicional, é caracterizado pelas luzes do espelho.

O projeto abordou também os exteriores através do desenho e dos caminhos pavimentados, da escolha das espécies arbóreas e do estudo da iluminação.

0
Would love your thoughts, please comment.x