Por a 28 Janeiro 2021

A combinação é feliz e há muito que serve de mote aos interiores assinados por diversos decoradores. Carolina Bordonco assina este projeto e revela-nos tudo sobre este desafio especial.

Fotografia: Kadu Lopes

Localizado em São Paulo, no Brasil, o apartamento de 100m2 pertence à grande amiga de infância de Carolina Bordonco, a designer de interiores responsável pelo projeto. A ligação emocional é evidente, assim como a total confiança depositada no trabalho da especialista, o que levou a proprietária a entrar e apreciar o resultado final apenas no momento da mudança!

O briefing passou pela criação de um ambiente romântico, de tons claros, como o bege, o rosa e o cinzento, e a mistura entre o clássico e o rústico chique, através da utilização da madeira.

A personalidade da proprietária teria, inevitavelmente, de estar refletida no seu novo ‘habitat’, pelo que as suas características de jovem alegre e otimista, profissional bem sucedida, dedicada ao trabalho, rodeada por família e amigos foram tidas e conta. O seu dia a dia exigia uma casa com grande funcionalidade e eficiência para acompanhar sua rotina.

O cor de rosa tem um efeito calmante e romântico permitindo refletir uma personalidade forte ou suave, de acordo com a intensidade da tonalidade aplicada. Habituámo-nos a vê-lo em quartos sobretudo infantis, pelo que o projeto em causa se torna diferenciador, aplicando-o a quase todas as divisões, com a exceção da cozinha onde impera um azul.

Uma boa forma de o incorporar sem se tornar excessivamente impositivo ou cansativo é optar por aplicá-lo em têxteis ou acessórios. E, sobretudo, combiná-los com outro tom mais neutro e suave.

O cinzento é já considerado o novo branco, de tão neutro que é. Pode ser aplicado de forma parcial ou integral, em acessórios, paredes ou pavimento. Cai bem em qualquer circunstância e combina com todas as cores.

A integração do espaço da sala e da cozinha com a varanda, foi também um ponto importante neste projeto. Em termos de decoração, destacamos a mesa de jantar de madeira natural com pés patinados e trabalhados, com cadeiras estofadas. E, ainda o espaço com uma poltrona balanço e jardim vertical para ter mais um recanto agradável e útil no apartamento.

Para a área de serviço foi selecionado o acabamento com tijolinho branco e armários claros.

O único pedido mais explicito da proprietária foi a famosa “Farmsink” na cozinha, mais especificamente, na ilha. Ela também sabia que gostaria de ter o acabamento dos armários almofadados, todos no estilo provençal.

Já no quarto, a proprietária pretendia um quarto sereno, para relaxar do dia a dia. Um dos pontos relevantes da suíte é a cabeceira de ferro trabalhada, em contraste com as cores claras e o papel de parede de lambril de madeira. Também o gabinete foi feito com o mesmo detalhe dos armários almofadados. Um último detalhe foi o uso dos boiseries na parede principal da sala com arandelas fazendo um jogo de iluminação.

O outro quarto, também tem um ambiente contemporâneo e de tons neutros!

0
Would love your thoughts, please comment.x