Por a 8 Dezembro 2020

Fotografias: Christian Maldonado (via Archdaily) / Projeto: Claudia Haguiara / Área 700: m² / segundo memória descritiva

A Casa FVB encontra-se em Trancoso, região de praias de sonho, na Baía, Brasil e tem projeto de arquitetura de Claudia Haguiara. O terreno de 1500 m2, apesar de não ter vista para o mar, tem as traseiras voltadas para um maravilhoso campo de golfe.

O projeto da casa de praia deveria distribuir um extenso programa no terreno, que é estreito e comprido, com muitos limites de recuos por ser de esquina, privilegiando a qualidade de vida ao ar livre.

Havia ainda que assegurar uma maior integração com a área exterior, iluminação natural e ventilação cruzada em todos os ambientes.

Como tal, o programa foi distribuído em três blocos, interligados por um eixo: uma longa passarela de pinus, que os atravessa, intercalados por jardins.

Os blocos alternam-se em arquitetura local e arquitetura contemporânea, em harmonia com referências da arquitetura colonial e as suas ramificações.

O primeiro bloco foi revestido de pinus, madeira de reflorestamento, com telhado de duas águas de telhas de madeira (taubilha), típicas da região.

A garagem aberta fica neste primeiro bloco, bem como as três suítes destinadas aos hóspedes, todas com acesso independente através do jardim, de modo a que as visitas tenham total liberdade e privacidade.

O segundo bloco, um cubo de dois andares, reflete uma arquitetura mais moderna, com paredes brancas caiadas em harmonia com as treliças de madeira na cor vermelha.

No piso térreo fica o quarto de uma das filhas, a espaçosa sala de TV, que se aproveita da vista do campo de golfe através da transparência do terceiro bloco, além de toda a área de serviço.

No piso superior, a suíte do casal e a do bebé, que funciona também como suíte de hóspedes.

O terceiro bloco, onde fica a área social, também com telhado de taubilha, tem estrutura de madeira e vidro.

Voltado para a piscina e para o campo de golfe, que dá continuidade ao jardim da casa, funciona como um grande terraço quando tem todas as suas portas de correr abertas.

0
Would love your thoughts, please comment.x