A remodelação de um t4 que se transformou numa habitação mais desafogada, acolhedora e contemporânea.

Fotos: Juliano Colodeti MCA Estudio I Produção: Simone Raitzik

Quando o casal, com três filhos crescidos, já casados e com as suas próprias vidas, decidiu mudar para este imóvel de 340m2 levou a cabo uma remodelação cujo resultado fosse capaz de integrar a família alargada nesta nova rotina do casal.

A reforma assinada pelo arquiteto Thiago Bernardes teve como principais alterações a transformação dos quatro quartos originais numa generosa master suite, com closet e quarto de banho com dois ambientes distintos.

Também a cozinha com despensa e lavandaria foram remodeladas, bem como a varanda integrada com a sala de jantar. O objetivo foi potenciar espaços multiusos, bem arejados, e iluminados.

As circulações são camufladas com painéis de madeira, disfarçando os acessos ao lavabo e roupeiro. As estantes e painéis com volumetrias estratégicas são uma constante em todas as divisões, contrastando com o mobiliário moderno e contemporâneo presente em todo o apartamento.

A designer de interiores Roberta Devisate, do Progetto.DOC; surge na sequência da necessidade de dar continuidade ao projeto de arquitetura idealizado pela equipe do Thiago Bernardes, em concreto, com soluções decorativas que fizessem deste imóvel um lar confortável e familiar.

A aceitação e confiança totais no trabalho de Roberta Devisate resultou numa seleção de mobiliário de autor, com acabamentos, padrões coadunados à personalidade dos moradores que resultasse num equilíbrio entre o formal e o acolhedor.

Os espaços sociais foram os pontos altos deste projeto, com diversos elementos artesanais, das cerâmicas, aos vidros, das peças de arte aos arranjos florais e artigos decorativos.

O foco do atelier foi conseguir uma casa confortável, acolhedora, funcional e elegante, com máxima qualidade nos materiais aplicados.