É a estação do ‘mau’ tempo, da chuva e do frio mas é, também, a melhor estação para desfrutar do aconchego da sua casa. Especialmente neste 2020 que nos trouxe o ‘desconforto’ de um vírus desconhecido. Siga as nossas sugestões e não deixe que as circunstâncias lhe retirem o prazer de ficar em casa.

Fotografia de destaque: Atelier Barda 

SURPRESAS DESAGRADÁVEIS

A melhor forma de antecipar um inverno tranquilo e sem sobressaltos é prevenir-se. Antes da chegada da chuva intensa reveja o telhado do seu prédio ou da sua casa. Verifique se faltam telhas, se há placas partidas ou possíveis vazamentos que possam levar à deterioração de estruturas.

GARANTA O BOM ISOLAMENTO

Faça igualmente uma inspeção à suas portas e janelas. Pequenas aberturas poderão deixar escapar ar quente, o que levará a um esforço adicional no alcance da temperatura desejada e, consequentemente, a custos adicionais. Um bom isolamento influenciará a qualidade do seu aquecimento habitacional.

FORNALHAS E VENTILAÇÃO

Limpar salamandras, lareiras e chaminés é imprescindível. Tudo deve estar bem limpo e desobstruído, sem vestígios de qualquer tipo de resíduos, inclusivamente como forma de garantir a qualidade do ar que respira.

CORES E TEXTURAS

Tal como o Outono, também o Inverno pede a combinação de tonalidades quentes: Castanhos, laranjas, cobres, vermelhos e dourados. Logo, também os têxteis têm aqui um papel determinante. Mantas, almofadas, tapetes ou cortinados. Aproveite para se rodear de estampas e texturas da sua preferência.

NATUREZA DENTRO DE CASA

Não se esqueça da presença das flores, sejam secas, galhos ou simples ramos. Alguns arranjos secos ou até pinhas lembram a natureza para dentro de casa. Plantas ou flores envasadas devem ser colocadas no interior de casa ou protegidas de forma a não ficarem danificadas pelas temperaturas agrestes.

AROMATIZAÇÃO

Com a chegada das estações frias, as temperaturas caem e o sol fica menos intenso, espalhar pela casa velas e ambientes trarão um calor adicional.

LÁ FORA

Se usufruir de algum espaço exterior, como pátios ou jardins, faça uma limpeza geral. Retire ervas daninhas, plante fertilizantes na relva e plante as flores que gostaria de ver florescer na próxima primavera.