Por a 24 Agosto 2020

O atelier holandês Mecanoo assina o projeto de renovação – o quarto – de uma villa dos anos 60.

Fotografia: Pedro Kok

O bungalow em Naarden (Holanda), construído em 1967, foi ampliado e transformado por Dick van Gameren numa villa contemporânea. O projeto visionário deu origem a uma casa intemporal, que reflete a personalidade e as necessidades dos seus proprietários. As renovações e transformações anteriores isolaram o coração original da casa da área de estar e do hall de entrada.

A renovação repõe a relação entre a paisagem e a casa, que foi desaparecendo ao longo dos anos. A sustentabilidade também desempenhou um papel importante. Esta renovação marca a quarta versão da casa, usando a estrutura existente como base, atualizando-se as elevações e coberturas.

Foram adicionados materiais isolantes, bem como novas janelas e alguns dos elementos da fachada foram substituídos. A remoção das paredes no centro da villa criou espaço para uma nova sala de estar com vista para a paisagem, nas quatro fachadas.

Os dois volumes geométricos com claraboias contribuem hoje para uma atmosfera espaçosa e leve. Adjacente à sala de estar, um novo pavilhão de vidro estende-se em direção ao riacho. A colaboração com vários parceiros garantiu que as ambições sustentáveis ​​da casa fossem cumpridas.

Como parte do projeto do jardim assinado por Michael van Gessel, as árvores entretanto removidas do local foram armazenadas como lenha para o fogão a lenha da cozinha.

Uma bomba de calor, o sistema de aquecimento solar de água e a iluminação LED asseguram o uso intensivo de energia, como aquecimento, arrefecimento, água quente e eletricidade. O atelier IDing projetou um interior intemporal que ecoa a arquitetura.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Mecanoo
Equipa de design: Dick van Gameren em colaboração com IDing Interior Design e Michael van Gessel Landscape
Programa: Renovação de uma villa original de 1967
Prémios: Projeto BNA de 2012
Fotografia: Pedro Kok
Área: 542 m2
Status: Concluído
Concepção do Projeto: 2008 – 2009
Realização do Projeto: 2010 – 2011
Endereço: Hilversum, Holanda
Cliente: Privado

0
Would love your thoughts, please comment.x