Por a 15 Julho 2020

A Tee House, projetada pela Luigi Rosselli, arquitetos sediados em Sydney, assume-se como um volume de betão à beira-mar, num subúrbio de praia famoso pela cultura do surf.

Fotografia: Prue Roscoe, Edward Birch/ segundo a memória descritiva

‘Tama’ é a abreviação de Tamarama: um subúrbio da praia de Sydney, famoso pela sua cultura hedonista de surf, com uma população que tanto troca dicas sobre o mercado das ações como corre descalça para o oceano com uma prancha de surf debaixo do braço.

Geograficamente caracterizadas por escarpas íngremes que cercam a praia (muito mais estreitas do que as praias vizinhas de Bondi e Bronte), as casas que se agarram às encostas de Tamarama são uma confusão de volumes da geração anterior de veraneantes incautos.

A Tee Home foi construída sobre o que era sólido e reutilizável na casa anterior. Aproximadamente 50% por cento da estrutura anterior foi mantida, incluindo o grande muro de contenção de arenito em frente à casa e a garagem, em baixo. A nova estrutura de “T” de cimento, na frente da casa, foi projetada para repousar no único ponto da estrutura da garagem, abaixo, que suportaria o peso.

A arquitetura à beira do oceano deve ser projetada e construída com materiais muito resistentes às intempéries: o sal, a humidade e o vento são agentes implacáveis ​​da rápida deterioração. Se usado corretamente, o cimento é bastante resistente a tais agressões à beira-mar. Materiais de revestmento marinho e fixações de aço inoxidável foram assim necessários.

Para se adaptar à encosta, a casa foi construída em quatro andares. Localizada no nível três, a principal área de estar beneficia de vistas do oceano para o nordeste e um terraço protegido para o lado noroeste, protegido dos fortes ventos costeiros.

Os arquitetos do projeto, Raffaello Rosselli apostaram numa paleta de detalhes e materiais para uma casa de praia requintada, com o recurso a materiais naturais, estruturas expostas dos telhados e acabamentos claros, e em constante mudança, pela luz filtrada através de persianas projetadas sob medida.


FICHA TÉCNICA
Localização: Tamarama, Sydney
Arquiteto / design: Luigi Rosselli
Arquiteto / projeto: Raffaello Rosselli
Arquitetos assistentes: Gianfranco Panza, Sean Johnson
Designer de interiores: Raffaello Rosselli e o cliente
Fotografia: Prue Roscoe, Edward Birch

0
Would love your thoughts, please comment.x