Por a 9 Junho 2020

As duas unidades sujeitas a intervenção são uma antiga casa de campo, datada de 1887 e um anexo rústico, mais recente. Estão ambos inseridos no contexto campestre da cidade de Lucca, na Toscana, e mantêm as suas características típicas.

Segundo a memória descritiva dos arquitetos

As duas propriedades estão localizadas numa paisagem montanhosa, entre encostas suaves e ricas em cenários verdes, de castanheiros generosos que se estendem à propriedade, e o seu projeto de remodelação coube ao coletivo MIDE architetti.

Neste contexto, a remodelação considerou a preservação e melhoramento dos elementos estruturais típicos da arquitetura local, incluindo, sobretudo, o uso de tijolo, pedra Matraia e madeira de castanheiro.
Com este objetivo em mente, e com o pleno respeito pelas características típicas, todos os materiais e elementos utilizados foram revisitados ​​de forma contemporânea, utilizando-se para o fim as técnicas construtivas consideradas mais adequadas, garantindo assim o melhor resultado possível.

Dentro da casa principal, foi usado reboco à base de cal natural, aplicado manualmente e com espátulas e esponjas tradicionais, destacando a estrutura irregular das paredes devido ao uso de materiais como pedra.

A recuperação das vigas e telhas existentes, tratadas com jato de areia, ecoam a arquitetura tradicional da região da Toscana, atualizada com o branqueamento dos tetos.

O exterior da propriedade foi deliberadamente mantido inalterado a fim de preservar a sua história, sem que isso afete o seu charme, razão por que foi decidido o uso de estruturas externas de aço com um perfil extremamente contido.

No jardim, a grande piscina está em total harmonia com a paisagem circundante, onde o design dos pisos com relevo respeita a vegetação e as oliveiras, mantendo sua posição inalterada.

O volume próximo, também pré-existente, foi completamente renovado no seu interior, optando os arquitetos, neste caso, por materiais e cores contemporâneos, onde o chão de cimento polido e o bloco preto ajudam a imprimir nova identidade.

Por último, para o piso subterrâneo, destinou-se uma área de relaxamento equipada com uma generosa banheira de hidromassagem e uma sauna de madeira de cedro.

FICHA TÉCNICA

Tipo: Casa rústica
Projeto: Renovação
Cliente: Particular
Tamanho: 400 m²
Local: Lucca (LU)
Data de conclusão: 10/ 2015

0
Would love your thoughts, please comment.x