Por a 7 Junho 2020

Em Leshan, China, esta casa de mais de 600 metros quadrados faz a ligação com a paisagem de montanha, através de uma paleta de materiais que dialogam com o azul e o verde.

Fotografia: Xiahou Quansheng

Na base do Monte Emei, na província de Sichuan, na China, o projeto residencial Mansion Yueshan está na fronteira com a principal cidade de Chengdu, a norte, e a vasta região do Lake Exiu, a sul e a leste. Envolvido pelo melhor dos dois mundos, os designers do estúdio sediado em Hong Kong H DESIGN decidiram imprimir um significado existencial no espaço único, criando um delicado equilíbrio de experiências urbanas e naturais.
O resultado é um ambiente residencial sereno que incorpora o ambiente natural de montanha e elementos como pedra, água e nuvens, corpo e mente.

Para captar a essência da rocha circundante, da água, da vegetação exuberante e do céu, os designers escolheram uma paleta de cores naturais, delicadamente harmonizadas para exalar uma atmosfera leve e animada. Tons de verde intenso imitando os do Monte Emei sugerem uma ligação perfeita entre o majestoso cenário externo e o interior da mansão. Seguindo os padrões da paisagem externa, a paleta vai, progressivamente, ficando mais clara, imitando uma caminhada pela exuberante montanha, pela floresta nublada até, por fim, tocar o céu.

Uma tela divisória de vidro trabalhado no nível principal sugere uma estética lúdica das vistas da montanha. À distância, o padrão gráfico da divisória cria a impressão visual de uma cortina de chuva caindo sobre a encosta da montanha.

A luz natural abundante ilumina o andar principal, onde uma estrutura em ilha abriga uma micro-paisagem ecológica de rochas e árvores que capta a essência do Monte Emei e atua como a expressão estética da interpretação dos designers sobre a humanidade e a natureza em harmonia.

“Este trabalho foi mais do que apenas uma interpretação de integração perfeita no ambiente natural”, diz X. “Esperamos que este projeto inspire um pensamento mais profundo sobre as ligações com a natureza, inspirando assim um maior debate sobre o equilíbrio harmonioso entre a vontade do Homem e o desenvolvimento sustentável.”

As propriedades funcionais da residência foram considerações primárias e abrangem elementos da cultura local e do ambiente natural. Alterações nos tons do chão captam a essência da natureza e fundem-se gradualmente na decoração contemporânea. O resultado é uma atmosfera muito descontraída que equilibra uma rica estética poética com as maravilhas da natureza.
“O nosso objetivo era garantir uma intervenção muito modesta na paisagem circundante”, diz X. “Queríamos infundir a residência com a beleza da sua envolvente, misturando-se como uma extensão, um abraço.”

 

FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto: Mansão Yueshan
Design de interiores: H DESIGN
Equipa de design: Hu Kun, Yu Tengfei, Pei Xueshan, Zhang Min, Li Ke, Zhou Fulong, Qin Qingsong, Ye Suhang
Materiais principais: Mármore, Carvalho Branco, Vidro Espinha de Peixe, Aço Escovado Preto e Bronze, Folheado Acrílico
Área construída: 680㎡
Fotografia: Xiahou Quansheng

0
Would love your thoughts, please comment.x