Por a 12 Junho 2020

Foi considerado ‘Best Project 2019’ no âmbito do Prémio Archilovers Internacional. O apartamento Parque, do estúdio Giuliano Marchiorato Arquitetos resume em 330m2 a sua essência: luz abundante, espaço e vista para o maior parque da cidade de Curitiba, no Sul do Brasil.

Fotografia: Eduardo Macarios / Segundo memória descritiva dos arquitetos in Archdaily BR.

Viver no meio da cidade pede paciência e resiliência. Mas numa casa assim a vida torna-se mais fácil. No apartamento gizado pelo coletivo brasileiro Giuliano Marchiorato não faltam abundante luz natural, uma vista incrível para a vegetação do Parque Barigui – o maior parque de Curitiba – de um lado, e a vista urbana para uma das principais avenidas da cidade, no outro.

Uma planta dúplex completamente em branco, no 24º andar, à espera dos seus novos habitantes.

Os clientes, dois jovens recém-casados, haviam acabado de voltar da lua de mel quando o prédio foi entregue, e o seu sonho estava prestes a tornar-se realidade.

Ambos desejavam apartamento atual, que pudesse hospedar perfeitamente todas as atividades diárias da vida urbana contemporânea, mas com um toque de arte e design. Ele é um multi-empreendedor focado em projetos inovadores para a cidade, e ela é designer de peças de couro,e também é proprietária de um dos maiores curtumes do Brasil.

A abordagem? Criar um layout que orquestrasse os usos, projetado com uma pequena paleta de materiais: madeira freijó, escala de cinzas e peles.

A partir destes, foram definidos os acabamentos aplicados, elementos secundários e derivações que ditam o ritmo do design. Assim, foi possível escapar dos excessos e criar uma sofisticada harmonia entre as molduras externas e os espaços internos.

Giuliano Marchiorato: “o mais jovem a ser considerado um dos 100 mais influentes arquitetos do Brasil segundo a Revista KAZA. (Prémio Top100 KAZA 2019)”.

Área: 330 m²
Ano: 2019
Fabricantes: Deca, Sollos, Wentz Design
Fotografia: Eduardo Macarios

0
Would love your thoughts, please comment.x