Por a 30 Maio 2020

IB Rubinetti apresenta a sua nova coleção projetada por Pierattelli Architetture: formas evocativas, inspiradas no mundo da fotografia, resumem esta linha de controles remotos altamente personalizáveis.

Pela redação / Imagens: DR


Reflex é uma coleção de acessórios – controles remotos – para a casa de banho que redefine os cânones estéticos clássicos do WC através de um design inovador e original. Linhas simples, 12 acabamentos combináveis, um corpo cilíndrico de latão com anéis de latão maciço que regulam o fluxo de água quente e fria, replicam o trabalho de focagem das lentes de uma máquina fotográfica. A linha Reflex nasceu da intuição de Pierattelli Architetture, numa era cada vez mais digital, de adaptar as ideias e formas do mundo analógico, aplicando-as a um contexto clássico como o espaço de banho.

O estúdio florentino, que projeta móveis feitos sob medida há vários anos, estreia-se agora no mundo dos produtos industriais em parceria com uma empresa italiana que sempre combinou design, sustentabilidade e tecnologia. Juntamente com a IB Rubinetti, os arquitetos enfrentaram o desafio de sobrepor dois acessórios num único corpo independente: uma das principais características do Reflex, em comparação com outros produtos da mesma categoria.

O latão usado é eco-latão com zero teor de chumbo: um material eco-compatível que garante não apenas a proteção da saúde dos utilizadores, como cumpre com todos os requisitos de certificação dos EUA, países escandinavos e Austrália.

“Numa época cada vez mais digital, inspiramo-nos no mundo analógico para reinterpretar os cânones estéticos clássicos da casa de banho”, diz Pierattelli Architetture. “O resultado é um controle remoto que, em forma e função, lembra as lentes fotográficas da máquina Reflex: um simples objeto, mas ao mesmo tempo inovador ”.

Reflex está disponível em 12 acabamentos, totalmente feitos na IB Rubinetti, que permitem criar novas combinações entre o corpo e o painel: cromo, níquel escovado, latão natural, preto mate, cromo preto, escovado cromo preto, ouro inglês 20k, ouro inglês escovado 20k, ouro rosa 23k, ouro rosa escovado 23k, ouro24k, ouro escovado 24k.


“A verdadeira inovação de Reflex é a personalização”, diz Andrea Bregoli, CEO da IB Rubinetti. “Trabalhámos ‘fora da caixa’ juntamente com os designers de modo a oferecer um produto capaz de se adaptar às preferências individuais, criar novos hábitos e melhorar a vida de todos. Reflex pode ser posicionado à vontade: à direita ou à esquerda do lavatório, numa superfície, na parede (…) ter acabamentos feitos integralmente dentro de casa também nos permitiu quebrar os limites de produção e logística, aumentando as opções e personalizando a estética “.


Sobre o coletivo Pierattelli

Cada peça de arquitetura, espaço ou produto é feito sob encomenda em nome de extrema flexibilidade de design, interpretação contextual escrupulosa, necessidades do cliente e significado histórico, de modo a gerar soluções contemporâneas e equilibradas.
A sua forte vocação corporativa capacitou o atelier Pierattelli Architetture na especialização do design de escritórios e entidades bancárias, mas ao longo dos anos a atividade da empresa expandiu-se para os setores de hotelaria, residencial e design de produto. Sustentabilidade é o valor fundamental do trabalho de design de Pierattelli Architetture, desenvolvido com base na consciencialização de que uma abordagem ecológica não é apenas eticamente necessária, mas também um fator de crescimento económico para os negócios.

0
Would love your thoughts, please comment.x