Por a 1 Abril 2020

Elsa Matias e Fernando Hipólito, uma dupla bem conhecida de todos os portugueses, explica como fazer da cor um aliado na decoração dos espaços e ainda nos revelam as suas duas cores do momento. Stay tuned!

A cor é uma forma muito simples – mas nem sempre fácil de usar – para mudar a decoração da casa, a sensação de espaço, a própria sensação vivida nesse espaço. Trabalhar com a cor, contudo, pode ser um bocadinho traiçoeiro. Para isso, apoie-se nos especialistas. Pedimos ao casal de arquitetos Elsa Matias & Fernando Hipólito a sua ajuda e a isso juntámos algumas inspirações.

Casa Ord, fotografia Warren Heath

BOA ENERGIA Ousado quanto baste! Verde na parede, armário pintado de vermelho e depois uma mão-cheia de apontamentos coloridos, dos acessórios às fotografias e quadros, acentuam a nota de energia.

ZONA ÍNTIMA Nesta casa, do arquiteto Ricardo Seguro Pereira, o quarto tem as paredes pintadas num tom castanho escuro, muito aveludado, que ajuda a sublinhar a função de espaço de dormir. O branco da roupa de cama, a harmonia entre tons claros e escuros e a porta de madeira antiga encostada à parede dizem-nos que este é um caso de sucesso. A fotografia é de Gui Morelli.

Casa Ord, fotografia Warren Heath

COZINHA FRESCA Verde e azul são classificadas cores frias e vizinhas, e moram lado a lado, na rodas das cores, o mesmo é dizer que ficam bem juntas. Nesta cozinha sala de estar, o azul aberto dos armários é equilibrado pelo verde-garrafa claro igualmente ousado. Inspirados nas obras de arte, os tecidos em uma estampa geométrica em damasco acentuam o veludo

BOAS VINDAS No projeto deste apartamento, com interiores de Viviane Gobato, tudo obedece à mesma premissa: criar uma atmosfera jovem, alegre e urbana através das cores e das soluções de arquitetura, nomeadamente ao nível de revisão do layout, revestimentos e janelas. Logo à entrada, os convidados são recebidos pelo azul forte em equilíbrio com o amarelo vivo, em contraste com o castanho da madeira exótica. A fotografia é de Mariana Orsi.

HORA DO BANHO… de um banho de cor. Nestas duas casas de banho, uma de um apartamento em São Paulo outra numa casa de traça clássica, no Porto, o amarelo, no primeiro lugar, e o salmão escuro e terracota, no segundo, provam que até no espaço mais íntimo da casa a cor é bem-vinda. O seu lado colorido em nada compromete a sensação de limpeza. Fotografias de Mariana Orsi e Bruno Barbosa, respetivamente.

Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography

PINK ME Os vários tons de rosa dialogam nesta cozinha, sem receios. A decoradora de interiores Gaya de Almeida Araújo é a responsável pelo projeto de total renovação dos interiores e exteriores desta casa, onde o respeito pela sua antiguidade – data dos anos 40 –, incluindo os elementos que refletem a sua época e o recurso à cor são os fatores a destacar. “As cores acompanham o meu trabalho há mais de 30 anos”, diz. “O rosa é muito recente para mim mas achava que seria uma cor muito agradável para viver, muito tranquila, e é mesmo!”, pontua. 

 

BONS SONHOS Aqui, dependendo da sua relação com a aplicação de cor, a nossa sugestão são dois espaços de dormir onde, no primeiro caso (à esq.), a equipa do atelier Shi Studio se concentrou num azul céu, em jogo com o branco dominante dos móveis e das portas de madeira, de época; e no segundo, a ousadia fica-se pela profusão de acessórios (quadros, écharpes, cestos, almofadas, acessórios de moda…) pendurados em jeito de loja.

SALA DE REFEIÇÕES Na casa dos arquitetos Elsa Matias e Fernando Hipólito, a zona de refeições partilha a cor das paredes com a das obras e fotografias expostas, em contraste com o tom cálido da madeira. Tudo isto beneficia da bonita luz natural.

A PALAVRA AOS ESPECIALISTAS

Elsa e Fernando respondem a três perguntas que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a forma como a cor pode transformar os espaços. Na resposta vêm ainda incluídas as suas duas cores favoritas do momento!

1.Quais as três grandes vantagens de usar cor nas paredes, seja sob a forma de tinta e/ou papel de parede?

EM – A cor em forma de tinta pode ser sempre um elemento de surpresa num determinado espaço. Pode ainda ser uma opção para que se consiga relacionar, abstrata e sensorialmente, determinado padrão de papel de parede colorido, com um apontamento de um tom do mesmo, mas pintado numa outra parede ou espaço diferente.
O papel de parede com cor uniforme, mas aplicado em texturas fortes, com espessura e naturais, permite construir ambientes simultaneamente tácteis e confortáveis, e também acolhedores.

2. Qual é o truque para misturar com ousadia mas também com harmonia padrões e cores no mesmo ambiente? 

FH – Penso que o truque é uma questão de intuição e sensibilidade. Nós gostamos muito de conjugar cores aparentemente opostas, mas que em conjunto equilibram o ambiente.  

3. Qual é a vossa cor do momento?

FH – A nossa cor do momento são duas… O rosa pálido “nude pink” e o “inchyra blue” da Farrow & Ball (um azul marinho com intensidade verde). 

Elsa e Fernando Hipólito são arquitetos licenciados pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1987. Fernando é professor universitário de Projecto na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa desde 1988 e doutorado pela Escola de Arquitectura de Barcelona em 2002. Ambos mantiveram atividade liberal separados até 2008, ano em que decidiram trabalhar juntos. A sua atividade engloba projetos de arquitetura, interiores e decoração, assim como a gestão de obras e de investimentos de clientes que confiam e acreditam no seu trabalho, pela qualidade, dedicação e honestidade. O seu atelier e loja em Cascais está vocacionado ainda para o fornecimento e montagem de projectos de decoração “chave na mão“.

Gostou deste post? Qual o assunto que gostaria de ver abordado pelos nossos convidados? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest

0
Would love your thoughts, please comment.x