Por a 27 Abril 2020

Mark e Viviana recuperam uma casa do final do século XX aproveitando todos os materiais, dando-lhes novos usos, e com o recurso à cor e as soluções divertidas.

Fotografia: Adrien Williams


É um dos muitos projetos do estúdio MARK + VIVI, que se ocupou da reforma desta casa de 1100 metros quadrados, e que hoje serve como residência e estúdio de design de Mark Fekete e Viviana de Loera. Originalmente construída em 1880, a estrutura exposta do edifício suporta uma integração caprichosa de materiais industriais tradicionais com design inteligente e eficiente.

Como e muitos dos seus trabalhos, a sustentabilidade continua a orientar os esforços de design da Mark + Vivi. Em vez de deitar fora os resíduos da construção, as estruturas demolidas e as tábuas de madeira do chão encontraram uma nova vida agora na qualidade de peças de mobiliário, armários e bancadas robustos e de bom gosto.

Foram adicionadas colunas e vigas de aço para apoiar a estrutura existente de madeira e assim, deixados expostos e pintados de branco, os novos “ossos” não apenas se erguem como complementam graciosamente os antigos.

Algumas agradáveis descobertas, e inesperadas, durante a demolição ajudaram a influenciar o processo de design dos vários espaços. Foram até descobertos brinquedos antigos, ferramentas e placas de esmalte vintage que agora fazem parte integrante da decoração da casa.

“Queríamos criar uma casa que captasse a essência e o caráter de uma moradia geminada tipicamente clássica do Canadá do século 19, com toques contemporâneos de diversão e estilo”.

Grand Trunk, assim foi batizada a casa-estúdio, utiliza bastante a luz natural. No segundo andar, logo acima da escada, foi incluía uma clarabóia. O tamanho compacto do edifício significa que são necessárias pequenas quantidades de energia para aquecer ou arrefecer o seu interior. Foi aplicado isolamento de lã mineral em toda a parte.

Chão, estantes e armários de cozinha foram construídos com madeira compensada canadense de origem local. Armários e bancadas de casa de banho foram construídos com madeira recuperada no local durante a demolição. Todas as superfícies pintadas e expostas, como chão, paredes e armários receberam acabamentos ecológicos.
Todas as portas e janelas existentes foram substituídas por unidades low-E com vidro duplo.

A placa elétrica e os aquecedores de convecção são usados ​​nos dois pisos. O arrefecimento é fornecido através de duas unidades de AC montadas na parede, com sistema invesor e alta eficiência energética. Uma análise do consumo de energia constatou que a casa consome aproximadamente 20% menos energia do que as casas de tamanho semelhante na cidade.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x