Por a 21 Março 2020

Os candeeiros lindos no novo restaurante Seta Meat Lab, no centro de Bolonha, e a poucos minutos a pé da Piazza Maggiore. Para ir ver (e jantar a meia luz) mal possa!


É uma espécie de novo ‘laboratório’ que oferece os melhores cortes de carne de todo o mundo, das japonesas japonês Kobe e Wagyu ao inglês Tomahawk ou à galega Rubia Gallega. O sabor refinado e o ambiente do Seta Meat Lab compõem o manifesto de um estilo que agrega elementos diferentes e combina-os de maneira casual, para uma coerência estética. Paredes de tijolos expostos com detalhes dourados trabalhados com espátula coexistem no mesmo espaço com papéis de parede que brincam com a ilusão ótica, dos répteis às texturas de cimento, além de sofás e assentos revestidos em couro ou veludo.

Todos estes elementos heterogéneos estão ligados pelo projeto de iluminação desenvolvido pela Catellani & Smith – em colaboração com Willy Calabrese, designer de interiores do Lab 3 showroom, em Bolonha – que equipou o lugar com uma seleção de candeeiros capazes de se adequar ao estilo peculiar do ambiente.


Um candelabro de ouro composto por discos dourados irregulares e feitos à mão e cachos de cobre que retêm pequenas joias de luz, é cercado por uma moldura verde. A nova luminária pendente 56 Petits Bijoux destaca-se entre as suspensões instaladas no restaurante: semelhante a uma esfera quase desconstruída, é composta por uma série de círculos de latão não tratados, com vários LEDs de alta eficiência.

Outra luminária de suspensão marcante é Sorry Giotto 12, um anel de cobre de 120 cm, pintado à mão em azul, cuja estrutura esconde pequenos LEDs capazes de criar um efeito de iluminação difuso sugestivo.

As luminárias Lederam W com um diâmetro de 25 cm fornecem iluminação de parede. Um disco coberto de folhas douradas, que esconde um módulo de LED, e um disco giratório em acabamento branco ou preto, que, dependendo da sua posição, é capaz de produzir efeitos de iluminação encantadores e criar sombras sugestivas. A composição Lederam personalizada é uma peça especial e cenográfica, feita de vários discos dourados de diferentes diâmetros. Ao refletir a sua iluminação quente e suave no papel de parede de uma das salas principais do restaurante, os discos da Lederam criam um contraste agradável com a luz natural que sai do teto, parcialmente feita de blocos de vidro de cimento.

A área do bar de cocktails, composta por um longo balcão industrial, é decorada com os pingentes Jackie. Os cachos de cobre niquelado, que seguram pequenas lentes de vidro removíveis, estão suspensos em cabos finos, revestidos em tecido azul, que não interferem no estilo essencial e no design exclusivo dos pingentes.

Alguns candeeiros de mesa sem fios Giulietta BE T foram colocados no balcão do bar e em diferentes pontos do restaurante; as luminárias foram personalizadas com o nome do restaurante, com uma gravação a laser especial na sua base. Giulietta BE T, aqui com acabamento em latão vintage, pode ser ‘transportada’ facilmente em qualquer lugar, graças à opção bateria e à ausência de cabos; com um simples toque da mão, pode ser ligado e ajustado para três intensidades de luz diferentes.

O projeto foi concluído com três luminárias de chão posicionadas em diferentes partes do restaurante: PostKrisi F 100 com um difusor de fibra de vidro pintado à mão, pintado à mão em RAL 8007 (castanho); Wa Wa F com base e estrutura de latão, hastes de cobre e lentes de vidro capazes de ‘pintar’ fascinantes círculos de luz na parede; finalmente, Light Stick F, um emblema do mais puro minimalismo, por se tratar de um candeeiro feito apenas de uma haste fina de metal com acabamento em ouro acetinado.


O projeto de iluminação realizado para o Seta Meat Lab confirma o compromisso da Catellani & Smith de implementar, além de sua produção padrão, a produção de candeeiros ‘feitos sob medida’ e peças ‘fora de série’, projetadas especialmente para empreendimentos residenciais e hoteleiros.

Procure as peças da marca na Donker & Friends, Domo, Smoke Signals, Sullpam

0
Would love your thoughts, please comment.x