Por a 25 Março 2020

Tem cerca de 450m2 e fica localizada numa das praias mais emblemáticas do Brasil, no Estado da Baía. A família queria uma casa com os ambientes sociais ligados, bem como a cozinha, e todos com acesso direto ao exterior.

Fotografia: Gabriela Daltro

Foram necessários aproximadamente 14 meses para concluir a obra desta casa, onde hoje habita, em tempo de férias, uma família que ama o mar e a liberdade. O projeto coube ao coletivo brasileiro Gam Arquitetos, que soube corresponder às motivações e necessidades do cliente, que pedia “uma casa com ambientes sociais integrados, com sala de estar, TV, jantar e cozinha totalmente integrados”.

“Conectamos estes ambientes à varanda da casa, que abriga um lounge com vista para a piscina, mesa e churrasqueira. Na fachada poente, localizamos a lavandaria, uma pequena cozinha de apoio, depósito, quarto e sanitário para uso dos eventuais funcionários”.

O volume módulo íntimo da casa abriga quatro suítes, duas no piso térreo e duas no piso superior. No outro módulo, logo acima da varanda, existe a master suíte . Estes dois módulos são interligados através de uma passarela, no piso superior, que passa sobre a cozinha, com vista para a sala – que com isso ganhou um pé-direito duplo.

Para otimizar ao máximo a circulação de ar no interior da casa, foram usadas esquadrias com paletas móveis que funcionam como brisas para a luz solar e permitem que o vento entre e cruze por toda a casa – esta é, assim, “super ventilada e agradável mesmo no verão da Bahia”!

Para a fachada mar, esquadrias de vidro permitem a comunicação do interior com o exterior para coqueiros e para a praia.

A maior inspiração é a sua localização. Em frente a uma das mais belas praias do Brasil, a casa tem os seus principais ambientes voltados para o mar. A disposição da residência, em 3 volumes, tem o objetivo de facilitar o uso social e de lazer, típicos de uma casa de praia, ao mesmo tempo que protege grande parte do setor mais íntimo da casa

A implantação da moradia favorece muito a integração dos ambientes e a sua orientação para melhor interação com sol e ventilação.

“Gostamos muito dos volumes em madeira, como o pergolado de proteção da entrada, o pergolado da varanda com eucaliptos irregulares, as esquadrias móveis e principalmente a dinâmica criado pelo jogo do telhado composto por águas com diferentes alturas e caimentos. Criámos uma caixa de pedra natural para receber a TV da sala e emolduramo-la com vidro, integrando todo o interior com a vista do mar. Ao fundo da cozinha, podemos ver os paletões móveis (Demuner) entreabertos, permitindo o vento entrar e sair”.

A curadoria de móveis foi cuidadosa para deixar que a arquitetura da casa seja a protagonista. Poucos móveis e poucos objetos, com uma marcenaria clean para os elementos arquitetónicos ganharem destaque. Foi escolhido um sofá azul para sala, poltronas do designer brasileiro Carlos Motta e móveis contemporâneos da Carbono design para a varanda, que trazem cor e vida à casa.

A integração entre a cozinha, jantar, estar/sala de TV e varanda foi uma proposta ousada, mas que os clientes aprovaram de bom grado.

“Este aspeto é muito valorizado de forma geral em fotografias e ideias, mas na prática as pessoas têm muito receio em expor e/ou dificultar determinados serviços como o uso da cozinha, zona de lavagem, etc”.

Para viabilizar esta ideia, foi incluída uma pequena estrutura de lavagem na área de serviço, designada de “cozinha de combate”. Outra curiosidade interessante é que a fachada posterior, poente e normalmente pouco valorizada, é um dos pontos chaves do projeto, já que é a responsável pela saída do vento que cruza toda a casa – “para regular a sua intensidade optamos por usar um brise móvel e aberturas relativamente grandes, e por conta disso a fachada secundária ficou muito interessante”.

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as fotografias da casa onde passou férias no verão passado. O seu feedback é essencial para nós. Com a sua opinião, podemos melhorar e oferecer ainda melhor conteúdo. E não se esqueça, siga-nos no Instagram / Pinterest / Facebook

0
Would love your thoughts, please comment.x