Por a 12 Março 2020

O casal de proprietários desta residência de apenas 42 m2 prova, uma vez mais, que a dimensão não é tudo. As boas ideias são o fundamental na procura de conforto e qualidade de vida com o que temos à nossa disposição.

A arquiteta Danyela Correa superou o desafio de transformar o pequeno apartamento num imóvel funcional, com uma paleta de cores claras – mas sem o excesso de branco, bem  pelo contrário, com toques de cor!

Para resolver a questão do espaço, Danyela apostou na integração dos ambientes o que obrigou a uma alteração na planta original. Removeu parcialmente a parede que dividia sala e cozinha e criou uma prateleira como continuação da bancada da cozinha que permite expor artigos de decoração atrás do sofá.

Outro dos desafios – comuns em quase todas as habitações – foi potenciar a arrumação o mais possível. A sugestão da arquiteta passou por várias instalações suspensas na sala, no quarto e até na cozinha. “Uma das coisas que mais gosto no projeto é a estrutura de ferro com os nichos e armários pendentes. Além de funcional, deu um toque muito charmoso! ”, acrescenta a arquiteta.

Se verificarmos com detalhe, tudo o que é imprescindível existe neste apartamento. Uma zona de estar com sofá para visionamento de televisão, uma zona de refeições até quatro ou cinco pessoas e uma cozinha funcional. A escolha de materiais e acabamentos está harmoniosa e não chocam entre si, apesar da utilidade de cada área.

Cumprindo o requisito das cores claras, foi seleccionado para as paredes o tom cinzento combinado com a marcenaria em mdf e o pavimento na mesma tonalidade. A arquiteta trouxe para a sala o conforto da madeira, sem escurecer o ambiente.

Já os pufes, almofadas e outros artigos de decoração cor de laranja dão o toque de cor do apartamento, tal como solicitado pelos proprietários.

A pequena varanda não foi esquecida e até teve direito a uma pequena horta vertical, composta por prateleiras com vasinhos.

No quarto, o mobiliário suspenso também foi contemplado e, claro, o roupeiro com portas espelhadas que ajudam a duplicar o espaço representam outra das técnicas comummente utilizadas quando se trata de espaços reduzidos.

Apesar da serenidade do ambiente em tons neutros, a iluminação indireta na cabeceira da cama torna o ambiente ainda mais acolhedor, especialmente quando a noite cai.

Fotografia: Gustavo Awad Fotografia

0
Would love your thoughts, please comment.x