Por a 5 Agosto 2019

A transformação de duas habitações familiares, agora convertidas num edifício multifamiliar, na zona histórica do Porto, teve assinatura do ateliê MiMool Architecture and Design e promete dar nas vistas.

O estado avançado de degradação e ruína de duas habitações na cidade invicta originou um projeto de alteração e ampliação com grande respeito pela e manutenção da identidade que os caracterizava, como mostram as imagens do fotógrafo Ivo Tavares.

A fachada voltada à Rua da Alegria foi integralmente recuperada, introduzindo-se um piso superior recuado que, sendo resultado de opções conceptuais assentes numa análise da arquitectura existente, se assume como um elemento contemporâneo.

O enquadramento urbano é uniforme e a intervenção concentrou-se na reorganização dos espaços interiores que agora se desenvolve em quatro pisos acima da cota de soleira com utilização habitacional.

A selecção de materiais e dos sistemas construtivos prendeu-se, naturalmente com a necessidade de relacionar os sistemas de construção existentes e os métodos actuais de construção, mas tendo sempre como principal premissa destacar a identidade do edifício.

Créditos das imagens: Ivo Tavares Studio.

0
Would love your thoughts, please comment.x