Por a 16 Maio 2019

É um dos maiores desafios na arte de decorar uma casa. Quase sempre é regra, e não exceção, o facto de as divisões serem pequenas para tudo o que necessitamos, ou gostaríamos. A pensar nestes casos, reunimos alguns truques para que consiga decorar a sua habitação mesmo em escassos metros quadros. Ora veja!

Como em tudo, quantidade não é qualidade, e também nas habitações esta máxima se aplica. Muitas vezes as casas pequenas conseguem ter mais charme e maior personalidade que outras demasiado grandes, basta para isso ter em atenção na hora de comprar.

PROPORÇÃO Jamais deve ser ignorada. Se as áreas são pequenas não compre uma cama king size ou um sofá de cinco lugares. Comprar mobiliário adequado à dimensão disponível é fundamental.

Gabriela Prado

COR Os tons claros e neutros conferem amplitude. As riscas horizontais também ajudam a alongar os espaços.

DOIS EM UM Camas com gavetões, sofás-cama ou bancos com interior para arrumação, permitem rentabilizar o espaço.

Asier Rua

TRANSPARÊNCIAS. Mobiliário em vidro, acrílico e, até, espelhado, ‘trazem’ luminosidade.

ILUSÃO DE ÓTICA Cadeiras sem braços, bancos, móveis suspensos, mesas baixas ou pufes são ótimas soluções para não ‘encher’ a divisão.

Asier Rua

LESS IS MORE. Só há espaço para peças fundamentais, elimine o que já não tem utilidade ou valor sentimental. Opte por poucos objetos mas marcantes.

NICHOS. Muitas vezes substituem os móveis, sem roubar área útil à casa. Armazenam livros, CD’s, molduras, velas…

Asier Rua

ESPELHOS. Vão além de uma imagem refletida, e podem ser utilizados de muitas maneiras: Atrás da cama, embutidos em armários, em tampos de mesas…

PAREDES Tire partido das paredes e uma forma que não ocupe “volume”, com soluções estéticas e utilitárias simultaneamente.

Gabriela Prado

E, naturalmente que os espaços de zonas húmidas podem ser rentabilizados:

COZINHAS. Máquinas embutidas, uma mesa de fixar à parede e bancos altos são das melhores soluções quando o espaço escasseia.

IuriNiccolai

CASAS DE BANHO. Pedem prateleiras funcionais, porta rolos e toalheiros com design.

Rita Olazabal

0
Would love your thoughts, please comment.x