Por a 20 Abril 2019

Aninhada no vale, esta casa proporciona uma experiência de vida única através da arquitetura, incorporando contrastes harmoniosos, espaços abertos e áreas aconchegantes.

A partir da estrada, parece uma modesta casa de campo contemporânea. No entanto, consiste em quatro grandes módulos interligados, com várias fachadas deslocadas, cada uma contendo amplas janelas com vista para uma piscina enterrada no solo e uma garagem / oficina. “O grupo de estruturas é uma reminiscência de uma fazenda, com um pátio central e as suas dependências”, diz o arquiteto e designer, Laurent Guez . Os opostos são aqui livremente expressos, particularmente na escolha de materiais: madeira, cimento, aço ou chapa de aço quadriculada e metal industrial. O caráter ‘bruto’ de tais materiais complementa a arquitetura, que se expande através de uma sucessão de volumes e perspectivas, imprimindo-lhe “uma personalidade calorosa, um espírito lúdico e muita alma”, acrescenta Guez.

Esta descoberta progressiva também se aplica aos espaços interiores. A organização das janelas, que permite vislumbrar a ação entre os módulos, a contribuição de uma passarela, a luz de teto perfurado e uma quantidade mínima de portas integram esta abordagem: “Queria criar um espaço amplo e discreto, onde cada peça afirma o seu caráter e incentiva uma interconexão forte e intuitiva “.

Na cozinha o espaço é organizado em torno de duas ilhas funcionais, lembrando uma cozinha de restaurante. O layout mostra panelas, livros de receitas, temperos e ingredientes armazenados em cestas de madeira. Este arranjo incentiva o brincar e a exploração. Localizada nma extremidade da casa, a cozinha é cercada por janelas. Os ângulos de visão cuidadosamente calculados incentivam os usuários a contemplar o pátio, o jardim e, ao longe, os vales da região. É uma abordagem que produz uma sensação “de estar tanto à margem e no coração da ação”, diz Guez, que desenvolveu a sua visão com o arquiteto Guillaume Kukucka.

O quarto principal tem algumas características surpreendentes: a opção em primeiro atravessar a casa de banho e o duche até chegar ao quarto é uma abordagem que reinventa os códigos de convenções em favor da experiência.

Outro exemplo de quartos revisitados: os quartos de hóspedes. Sendo espaços temporários, não têm prateleiras ou armários, tendo assim sido colocada toda a ênfase na visão ao ar livre. Mesmo o tamanho das portas em nada é convencional, uma delas foi trabalhada a uma altura de 11 metros, e está mesmo ao lado de outra que tem 1,80 m de altura.

Fotografia: Maxime Brouillet

0
Would love your thoughts, please comment.x