Por a 25 Março 2024

Andreia Marques Vitorino 

Alma Interiores é um ateliê de arquitetura e design de interiores, com sede em Lisboa, que presta serviços a clientes particulares e institucionais – como empresas, lojas e hotéis -, acompanhando os projetos desde a fase inicial ao seu planeamento, obra e implementação.

A nossa paixão é poder transformar a vida das pessoas através dos espaços que habitam, de maneira a que possam vivê-los de forma plena e confortável. 
A nossa equipa experiente e qualificada trabalha em total colaboração com os clientes, entendendo as suas necessidades para criar projetos personalizados e à medida dos seus sonhos. Valorizamos a atenção aos detalhes, a funcionalidade e o conforto, garantindo que cada projeto é único e reflete a sua identidade.

Ao longo de todo o processo, oferecemos suporte, desde a seleção de materiais até a supervisão da obra, garantindo a excelência na execução. Isso inclui, de forma orgânica, respeitar os prazos, orçamentos acordados e garantir a privacidade e segurança das informações dos clientes.

A nossa abordagem é pautada pela transparência, comunicação e compromisso, para entregar resultados que superem as expectativas dos clientes, aliando criatividade e inovação às necessidades e desejos das pessoas cujos projetos acompanhamos.

Valorizamos a utilização de materiais ecológicos, o cuidado com a eficiência energética e a redução do impacto ambiental.

Na arquitetura e design de interiores, estamos vocacionados para criar projetos completos de raiz, que poderão implicar a remodelação e reconfiguração do espaço.

Na decoração, atuamos sobre espaços já finalizados a nível da arquitetura, elaboramos o projeto para a implementação do mobiliário e decoração, seja através do desenho de peças personalizadas, da escolha criteriosa em lojas do setor ou da combinação de ambas.

Peças exclusivas, por medida, é um dos nossos pontos fortes, produzimos mobiliário e peças exclusivas adequadas a cada projeto que, para além de imprimirem o cunho do ateliê, permitem que a decoração tenha sempre algo único.

Restauro de mobiliário é outra das nossas valências, podendo inserir peças antigas dos clientes, que fazem parte da história de família, nos projetos de decoração de interiores.

Serviços: Projetos de design de interiores | Projetos de reabilitação | Consultoria online | Projetos de home staging

R. Padre Manuel Antunes 2, 1600-274 Lisboa | +351 917 485 077 | [email protected] | www.almainteriores.pt | Instagram | Facebook

Apartamento Chiado

Uma mudança de vida consiste sempre na mudança de ambiente. Neste projeto, quisemos dar ao nosso cliente um ambiente fresco, leve e confortável. Estes foram os pilares para a criação deste espaço.

O apartamento, inserido num prédio centenário em Lisboa, tinha imenso potencial; contudo, era necessário dar-lhe luminosidade, conforto e tranquilidade, para quem o habita.

Na decoração da sala, apostámos em tons neutros como bege, branco e verdes claros, para servirem de base à decoração. Em seguida, colocámos apontamentos de cores mais quentes, como o amarelo torrado e o terracota. Colocámos também alguns padrões que funcionaram na perfeição com as cores escolhidas. Fizemos a mistura da materialidade com muito equilíbrio, incluindo peças desenhadas à medida em carvalho natural, com outros elementos em ferro preto para lhe dar imponência, mas de uma forma subtil. Criámos um contraste visual que permitiu ao espaço ganhar dignidade.

Na suite, quisemos transportar o cliente para sítios que lhe trazem memórias bonitas. Apostámos em tons neutros como base e criámos uma divisória em pilares de carvalho natural para lhe permitir ter um closet. Para dar continuidade à parede, colocámos um painel de ponta a ponta com motivos de natureza, de forma a trazer harmonia e vida. A iluminação foi pensada para criar vários pontos, criando um jogo de luzes e sombras e dando conforto visual. Os têxteis escolhidos foram de algodão picotado, em tons de verde claro, para trazer acolhimento e leveza.

A criação de peças exclusivas pelo ateliê Alma Interiores é outro ponto a ter em conta neste projeto. As peças da criação do Alma foram a estante da sala, porta do hall, cama e cabeceira, divisória e cómoda do closet.

Restaurante na Ilha de Luanda

O ponto de partida deste projeto, na baía de Luanda, foi desenvolver a remodelação total e a ampliação de diferentes espaços, incluindo zonas de restauração, lounge e esplanada, e ainda a zona de bar com espreguiçadeiras. Incluímos também todas as casa de banho.

Foram criadas diversas áreas adaptadas às diferentes necessidades do cliente, que conferem versatilidade ao espaço e proporcionam ambientes sofisticados e confortáveis Através do projeto, criámos condições ideais, tanto para os clientes como para o staff.

As áreas do restaurante e do cubo de água acabaram por servir de espinha dorsal ao projeto para estes espaço: tivemos em conta que, em Luanda, existem muitas reuniões e convívios de networking e, por isso, existe uma enorme procura de espaços distintos e esteticamente elegantes.

Apostámos em tons neutros nas paredes e pavimento, dando ênfase ao revestimento do bar num tom verde escuro. Colocámos apontamentos dourados na estrutura do bar – tais como na iluminação e na peça de arte suspensa no teto -, que contrastam com a estrutura de ferro em preto, conferindo amplitude a todo o espaço.

Todo o mobiliário foi escolhido em conformidade com os restantes materiais: usámos madeira de carvalho natural, têxteis neutros nas cadeiras e pele camel nos bancos, criando um ambiente sofisticado.

No pavimento, colocámos uma passadeira submersa em pedras do rio brancas, na qual passa o caminho aquático que sustenta a queda de água da zona do cubo.

No cubo, criámos uma zona de lounge onde os clientes podem estar tranquilamente a desfrutar deste espaço, que transmite uma sensação de leveza, pelo facto de estarem dentro de uma caixa de água.

Mantivemos os tons neutros no pavimento e estofos, e apostámos no mobiliário preto, dando assim a elegância pretendida. A iluminação foi pensada de uma forma difusa em cada mesa, com candeeiros intemporais: de noite fazem a sua função, durante o dia temos a luz natural que incide sobre o vidro e transforma o mesmo num espaço de luz.

Moradia Santo Amaro de Oeiras

Na avaliação desta moradia tivemos em conta a falta de luz e os materiais muito pesados que fechavam o ambiente desta casa. Durante a fase de projeto, concluímos que seria necessário projetar algumas mudanças de raiz, mas mantendo a estrutura da casa, nomeadamente o pavimento, portas e guarda da escada.

Fizemos a remodelação total das casas de banho e cozinha, escolhendo cada divisão com um propósito.

Na cozinha alterámos quase tudo, mantendo a pedra lioz da bancada, que adoramos, e que é tão tradicional na nossa cultura arquitectónica. Demolimos a despensa existente para ampliar o espaço e desenhámos uma lavandaria à medida, criando uma zona de refeições rápidas. A restante cozinha foi projetada para que ficasse com a arrumação necessária.

Escolhemos tons neutros mas com personalidade, pois fomos buscar a paleta de cores da nossa pedra de lioz para lacar os móveis. Adicionámos elementos em madeira de carvalho mate para trazer o conforto visual e autenticidade, e escolhemos apontamentos em preto e palhinha natural, que trouxeram elegância a esta cozinha contemporânea.

Na casa de banho de serviço, trouxemos cores vibrantes como o azul petróleo nos azulejos e o amarelo canário no lavatório de pousar. As restantes paredes ficaram pintadas a branco para um maior conforto visual, trazendo ao espaço a possibilidade de brincar com os adereços e têxteis. O pavimento ficou num cerâmico neutro, em harmonia com as paredes.

Na casa de banho principal, quisemos trazer alguma imponência e elegância, e apostámos em peças maiores e com desenhos mais marcantes.

As misturadoras e equipamentos em preto mate, para criar um ambiente mais sóbrio, convivem com um móvel suspenso desenhado à medida, feito em madeira de carvalho mate com arrumação. O espaço fica completo com o espelho retroiluminado e um candeeiro suspenso. A iluminação funciona em três circuitos diferentes, criando assim ambientes para todas as necessidades.

Na restante área da casa, tratámos do pavimento e aclarámos a cor ao máximo, pintámos rodapés, portas, guarda e móveis embutidos a branco mate. Fazendo esta mudança, ganhámos muito mais luz e o espaço abriu por completo.

Tivemos a maior atenção com a iluminação: mudámos todos os apliques e candeeiro suspenso da zona de jantar, que se tornou o ponto chave deste espaço, uma vez que o pé direito imenso permitiu-nos colocar a peça que fez toda a diferença no ambiente, tornando a casa muito mais moderna e equilibrada.

Iluminámos com led o móvel-estante existente no espaço, uma peça imponente mas que precisava de vida e de presença.

A nossa intenção foi manter os traços gerais da moradia, modernizando as escolhas feitas para cada espaço.

0
Would love your thoughts, please comment.x