Por a 3 Dezembro 2018

De apartamento de um só piso a duplex funcional e atual.

Fotografia: Amy Barkow /Projeto: BFDO Architects

O projeto de reforma deste apartamento foi levado a cabo pelo atelier BFDO que aproveitou a cave para criar uma casa com 2 pisos, transformando-o num agradável duplex.

Os clientes, um casal com dois filhos, moravam no apartamento há mais de uma década e decidiram que era altura de fazer algumas melhorias. Incluído no projeto estava um plano para converter uma unidade de arrumação na cave numa sala de família, adicionando uma escada no final de um corredor existente para conectar os dois espaços juntos.


A sequência de entrada foi redesenhada de modo a criar uma salinha, com piso de ardósia, ideal para arrumar casacos, sapatos, mochilas e equipamentos desportivos para a família de quatro pessoas.

A estratégia para os espaços de convívio consistia em remover partições e abrir a cozinha para as salas de estar e de jantar. Um teto de madeira separa a cozinha dos espaços adjacentes. A criação do salinha de arrumação à entrada permitiu que um pequeno escritório fosse colocado a um canto da sala de jantar.

Uma divisória de aço e vidro cria uma barreira de som enquanto permite a entrada de luz. O aço também envolve a coluna estrutural e aparece novamente na luminária da sala de jantar, bem como na forma de uma prateleira acima do balcão da cozinha.

Os espaços privados do apartamento são organizados ao longo de uma longa parede pintada de azul-cinza profundo. Uma nova casa de banho foi adicionada fora do quarto principal, com acabamentos em tons de azul claro e cinza.

O WC infantil conta com outro armário de aço e vidro, desta vez para a banheira / chuveiro, que fica entre o piso e o teto de azulejos pretos. O quarto infantil, no final do corredor, é pintado em tons de lilás e cinza, com um grande assento na janela de canto.

No piso de baixo, o quarto do casal dispõe de uma grande estante feita à medida, embutida na parede, ideal para arrumação vária, incluindo a TV.

Sobre o BFDO Architects

BFDO Architects PLLC é uma prática multidisciplinar premiada com sede em Nova Iorque, com foco na exploração de práticas espaciais e materiais que se adaptam à evolução das relações entre os habitantes e o ambiente construído.

O atelier BFDO tem trabalhado no setor público e privado numa série de projetos que incluem residências privadas, interiores e projetos institucionais e de retalho na área de Nova Iorque, regional e internacionalmente.

Os recentes prémios profissionais incluem o AIA New York e o AIA Brooklyn Queens Award Award. O Chromatic Energy Landscape foi finalista da Land Art Generator Initiative e recebeu uma menção honrosa no Architizer A + Awards.

0
Would love your thoughts, please comment.x