Por a 7 Junho 2018

O masterplan  integra novos espaços públicos e todas as ferramentas para os habitantes da cidade, e os visitantes, poderem desfrutar da praia e inclui ainda instalações para sediar conferências internacionais, comércio, feiras e congressos , além de seminários académicos e profissionais.

01_ZHA_Admiral Serebryakov Embankment_Render by VA 04_ZHA_Admiral Serebryakov Embankment_Render by VA 05_ZHA_Admiral Serebryakov Embankment_Render by ZHALocalizada na costa do Mar Negro, ligando a Rússia ao Mediterrâneo, Oceano Atlântico e Canal de Suez, a cidade de Novorossiysk é o maior porto de embarque do país e o terceiro mais movimentado da Europa em volume de negócios. Com ligações diretas às redes ferroviárias e rodoviárias da Rússia, Novorossiysk também se tornou um importante centro da indústria.

Documentado na antiguidade como um porto especializado em cereais, em Novorossiysk história e tradições são continuados neste masterplan que integra novos espaços públicos e outros para os habitantes da cidade e seus visitantes desfrutarem da praia, bem como inclui instalações para sediar conferências internacionais, comércio feiras e congressos de negócios, além de seminários académicos e profissionais.

Com os seus prédios orientados perpendicularmente em relação ao mar para manter a vista da cidade, o masterplan é entrelaçado com o tecido urbano de Novorossiysk numa configuração porosa que reconecta a cidade com a sua costa, convidando moradores e visitantes a atravessar o local através de praças públicas, jardins e parques.

Ao restringir o acesso a veículos, o design cria oportunidades para o lazer ao ar livre, e atividades desportivas, apoveitando o clima subtropical da cidade durante a maior parte do ano.

O masterplan une as suas funções recreativas, culturais, corporativas e ecológicas numa composição coerente que reinstala o passeio marítimo da cidade como importante espaço cívico que reflete o património marítimo de Novorossiysk. Um novo porto de pesca, marina e cais são parte integrante do projeto, permitindo que moradores e visitantes desfrutem da praia da cidade.

O masterplan consiste num desenvolvimento faseado de nove edifícios principais com uma área total de aproximadamente 300.000 metros quadrados. Aplicando o conceito de “instanciação”, no qual nove iterações de uma única forma evoluem num gradiente em todo o local, a configuração de cada edifício é estabelecida de acordo com as suas funções, condições e requisitos exclusivos.

A construção da primeira fase do masterplan deve começar no segundo semestre de 2019.

O modelo computacional digital desenvolvido para este masterplan em Novorossiysk funciona como uma ferramenta de plaeamento urbano analisando diversas condições programáticas, ambientais e socioeconómicas para definir os novos edifícios dentro do masterplan.

Todos os nove edifícios são informados por este modelo digital que simultaneamente considera várias iterações, incluindo programa, orientação, ambiente, altura e volume. A primeira fase do masterplan incluirá instalações para eventos cívicos, culturais e corporativos, bem como um hotel.

Mais de 40 equipas de 13 países participaram deste prémio. O júri incluiu arquitetos locais e nacionais, urbanistas e economistas, juntamente com representantes da região administrativa de Novorossiysk.

Primeiro lugar: Zaha Hadid Architects (Reino Unido) com a Pride TPO (Rússia)
Segundo lugar: Miralles Tagliabue (Espanha) com Progress (Rússia)
Terceiro lugar: Rudy Riccotti (França) com ProjectService (Rússia) e JNC (Bélgica)

 

0
Would love your thoughts, please comment.x