Por a 30 Abril 2018

Lotfi Sidirahal, do Atelier Pod, projeta o mais alto resort de cinco estrelas do Médio Oriente: Anantara Jabal Akhdar.

32251-preview_low_2177-2_32251_sc_v2com 32253-preview_low_2177-2_32253_sc_v2com 32249-preview_low_2177-2_32249_sc_v2com

Erguido a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, em Jabal Akhdar, o Anantara Jabal Akhdar Resort foi projetado pela Atelier Pod, atelier premiado, especializado em criar identidades fortes, misturando valores de marca e especificidades ambientais. O estúdio foi escolhido para criar a arquitetura e o design de interiores do resort, depois de ter sido selecionado de entre dez empresas de design reconhecidas internacionalmente.
O longo e inacessível Jabal Akhdar, em árabe “A Montanha Verde”, é um imponente maciço no Sultanato do vasto planalto de Saiq, em Omã. O resort de luxo está localizado num terreno de 66.000 m², com uma área total construída de 24.000 m², incluindo 115 quartos, seis restaurantes e lounges, um spa exclusivo e instalações recreativas.
32300-preview_low_2177-2_32300_sc_v2com

Antes de embarcar na jornada, Lotfi Sidirahal, o diretor do Atelier Pod, passou vários dias com a sua equipa a fazer um reconhecimento da área, para se identificar completamente com a localização do local nos âmbitos arquitetónico, comunitário e tradicional antes de iniciar o projeto do resort. A excursão imersiva incluiu o encontro com as comunidades das montanhas, redesenhar os detalhes arquitetónicos e paisagísticos de Birkat al Mawz e o forte de Jabreen e, claro, explorar as tipologias vernaculares primitivas que testemunham o estilo de vida histórico das pessoas. Esta fase de exploração que precedeu a tarefa de projeto foi crucial para a equipa, de modo a que criassem um resort único e contemporâneo na herança extraordinária da região.
32301-preview_low_2177-2_32301_sc_v2com 32256-preview_low_2177-2_32256_sc_v2com

A equipa do Atelier Pod percebeu como formas, volumes, jogo de luz, uso de materiais, construção e detalhes decorativos da arquitetura e interiores tradicionais de Omã, não apenas exibiam harmonia de forma e função, mas também como reagia ao clima e cultura locais. O estúdio contemplou muito e longamente como tirar proveito dessas convenções no início do projeto, desde a simples reunião no design do Forte de Bahla até à elegância do Castelo de Jabrin. A abordagem do Atelier Pod envolveu a adaptação inovadora de elementos vernaculares para expressar a essência do património local.
32257-preview_low_2177-2_32257_sc_v2com

Uma identidade única, novas declarações criativas

Elementos-chave no caráter da arquitetura de Omã estão integrados no conceito do resort sem ofuscar o seu design. O resort reflete a tipologia de fortificação da fortaleza da região de Nizwa, abrigando hóspedes nas muralhas modernas inspiradas pelas imponentes cidadelas montanhosas e recriadas com sofisticados interiores modernos.
A sensação de drama e beleza é ampliada pelo jogo de luz e sombra, a textura dos materiais naturais, o som da vegetação e da água fluindo.
32259-preview_low_2177-2_32259_sc_v2com 32258-preview_low_2177-2_32258_sc_v2com

Um ambiente extraordinário

Os designers configuraram a experiência dos visitantes em sequências para despertar emoções distintas inspiradas na visão, na arquitetura e na paisagem.
Sidirahal explica: “Projetámos a entrada com a ideia de um forte em mente. O exterior, com as suas grandes portas de madeira, mostra de maneira impressionante a força de comando. Há um contraste dramático sobre a entrada, o interior passa uma impressão delicada e voluptuosa, o pátio aberto, majestoso, caracteriza os terraços verdes luxuriantes e um falaj. ”

32255-preview_low_2177-2_32255_sc_v2com
No lobby, os convidados são recebidos por uma cúpula geodésica de madeira com mais de dez metros de diâmetro, com uma fonte contemporânea, ao centro. Enquanto caminham até o pátio central decorado por arcadas Omani revisitadas, os hóspedes podem ter um vislumbre de uma moldura retilínea impressionante, aumentando a profundidade da perspectiva das silhuetas das montanhas, estendendo-se pelos terraços do jardim e além do desfiladeiro dramático.
Com uma grande lareira aberta servindo como um ponto focal central, o pátio é inconfundivelmente o coração do resort. Um calor protetor e emanante contrasta com o lado do penhasco, de tirar o fôlego, injetando uma vastidão invasora na piscina, nos quartos e nas ‘villas’.
O pátio reúne um souk, um café, uma biblioteca, bem como percursos que conduzem ao restaurante principal e a instalações para festas e banquetes.
32252-preview_low_2177-2_32252_sc_v2com

Uma torre autónoma no lado oeste do pátio é um testemunho da antiga Omani Keep, ou Burj, que se distingue pela sua curvatura cónica e suave rampa envolvente, com uma função contemporânea. A torre abriga um lounge e um restaurante, servindo também como uma torre de observação para uma noite sob um manto de estrelas. A cobertura foi inspirada nas plataformas de alta altitude do Forte Nakhal, por um lado, e no pátio do último andar do Castelo de Jabreen, por outro.
32245-preview_low_2177-2_32245_sc_v2com

O Atelier Pod concebeu todos os aspectos do resort para enriquecer a experiência do hóspede, projetando não apenas arquitetura, design de interiores e obras de arte, mas também o projeto de iluminação do resort em colaboração com a LDC Madrid e o paisagismo com o atelier HED London. A atenção meticulosa está bem patente em todos os cantos e recantos e deu origem a um resort sem precedentes na região.

Interiores que transmitem património local

Projetado para incorporar uma sensação reinventada de intemporalidade no seio do luxo enraizado, os interiores elegantes reencarnam a cultura circundante, refletindo um estilo minimalista em harmonia com cores quentes e ricas, a par com as características tradicionais representadas em obras de arte locais, lanternas arabescas e cerâmica artesanal. Roseiras, romãs e fósseis marinhos icónicos indígenas permeiam as escolhas de design, refletidas na decoração e nas obras de arte. Descrevendo as oitenta peças de móveis de design personalizado como “interpretações contemporâneas do design tradicional de Omã”, o estúdio usou os padrões e detalhes arquitetónicos encontrados em batentes de portas, tetos antigos e baús tradicionais para gerar uma linha completa de móveis adaptada aos padrões de luxo.

32255-preview_low_2177-2_32255_sc_v2com

Como diz Sidirahal: “Tentamos continuar o DNA de design de Omã inventando os genes que faltam”. A estética final nunca está em contradição com o seu ambiente e nunca é a mesma. Um total de 115 quartos e villas de luxo tem vista para o desfiladeiro dramático ou para os tranquilos jardins. Os 82 quartos deluxe do resort possuem um quarto espaçoso, entre os maiores do país, e uma  casa de banho tipo spa completo com chuveiro com efeito de chuva e banheira separada ao lado de uma varanda. Enquanto isso, as 33 villas de um ou dois quartos concedem aos hóspedes uma fuga íntima, cada um com uma piscina infinita privativa com vista para o penhasco ou escondidadas num jardim exótico.

Outros elementos exclusivos de design incluem o spa, com os canais inspirados no falaj, deixando passar o som tranquilo da água corrente em todo o resort. No coração do spa, um misterioso cubo de pedra bruta protege o banho turco, perpetuando a filosofia de contraste usada pelos designers. A tradição de Omã de integrar o antigo sistema de canais de água, chamado “falaj”, com espaços de limpeza foi adotada para oferecer intimidade a áreas isoladas em torno do spa. Estas áreas abrigam jacuzzis, sofás e redes.
Este majestoso resort é a quarta colaboração entre o Atelier Pod e o Anantara Hotels, Resorts e Spa.

33126-preview_low_2177-2_33126_sc_v2com

Lotfi Sidirahal é um arquiteto marroquino francês, fundador do Atelier Pod, um estúdio internacional de arquitetura e design de interiores fundado em Paris em 1999, com filiais em Dubai e Casablanca. Pertence a uma elite exclusiva de designers, frequentemente convidada para projetar hotéis e resorts de marcas famosas em todo o mundo. O designer concluiu recentemente o premiado Radisson Blu Marrakech, que foi inaugurado em setembro de 2016, bem como o abrangente projeto arquitetónico e de interiores do Anantara Jabal Akhdar Resort, inaugurado em novembro de 2016. Os projetos em andamento de Sidirahal incluem o desenvolvimento do conceito para a Paramount Hotels, um novo operador de hotelaria internacional iniciado pelos estúdios homónimos de Hollywood, um resort de luxo nas Maldivas, uma colaboração com o Four Seasons Hotels & Resorts e um quarto hotel com a marca tailandesa Anantara Hotels, Resorts & Spas, juntamente com um número de residências particulares de prestígio.

Sidirahal foi co-proprietário da Nebka, empresa de design especializada em alto luxo, colaborando frequentemente com Kenzo, Armani, Clarins e Guerlain. Os primeiros trabalhos de Lotfi Sidirahal, como o “Nomambule”, serviram como base de experimentação arquitetónica. Uma exposição inicial em 2000 no Grimaldi Forum de Mónaco chamou a atenção dos críticos, principalmente do prestigiado Vitra Design Museum, o primeiro museu histórico de design na Europa, que endereçou a Sidirahal um convite para participar da Exposição ‘Blow Up’ de Berlim em 2001 e na exposição ‘Living in Motion’  em 2002. Esta exposição prolongada exortou um número crescente de museus de arte contemporânea e arquitetura a ter os trabalhos de Sidirahal em exibição, mais notavelmente a Fundación Canal em Madrid, o Museu de Arte Graz e o Instituto de Arte Contemporânea em Boston, para citar alguns. O destaque, no entanto, foi em 2006, quando o Seoul Hangaram Design Museum, um dos museus de design mais influentes da Ásia, contratou Sidirahal para projetar uma peça central exclusiva para a sua exposição “Mobility”, que o arquiteto chamou de “Nolo”.

0
Would love your thoughts, please comment.x