Por a 23 Maio 2017

Uma casa de família com traços muito contemporâneos!

Fotografias: José Manuel Ferrão

_MG_3344

De uma intervenção a uma casa pequena, antiga e segmentada no Estoril nasceu um novo espaço, mais contemporâneo, clean e familiar, com áreas mais amplas pensadas para todos e com muita luz natural. A obra, que consistia em usar a base da casa original, aumentando novas áreas, foi da responsabilidade do arquitecto José Luís Possolo de Saldanha. Pelas suas mãos, ganhou forma a estrutura daquilo que se viria a tornar a nova casa.

A cozinha, a sala e a casa de jantar, criadas de raiz para se integrarem com a antiga casa, são espaços novos que hoje se deixam relevar em pormenores como os tectos originais em madeira na salinha da televisão.

Após a construção da estrutura da nova casa, os arquitectos Ana e Pedro Seiça Ramos ajudaram na parte de arquitectura de interiores, criando algumas prateleiras, portas e outros pormenores à medida do que era necessário.

O resultado final foi muito positivo, mas foi a combinação de peças de família e peças de arte que deu origem ao que vemos hoje.

_MG_3249

Por toda a casa temos a percepção do gosto pela pintura, pela fotografia e pela decoração, e o mais interessante é sentir a integração de peças antigas e contemporâneas. Na sala da televisão, por exemplo, podemos ver uma grande variedade de peças de arte de vários géneros e épocas: em cima da lareira, uma fotografia de Rita Magalhães; por cima do sofá, uma fotografia de uma figura masculina com um jornal de José Pedro Cortes; ao lado, uma fotografia de outra figura masculina feita com peças de ferro de António Júlio Duarte; e uma serigrafia de Fernanda Fragateiro.

_MG_3324

Em contraste com estes quadros mais contemporâneos, podemos ver, ainda neste espaço, um quadro a óleo antigo com uma menina de Emilia de Labourdonnay Gonçalves Roque de Pinho, Condessa De Alto-Mearim.

Na sala de estar, as estantes são feitas à medida pelos irmãos e arquitectos Ana e Pedro Seiça Ramos, a mesa de centro e as mesas de apoio são desenhadas por Nuno Palha, e, num recanto junto a um espelho grande, podemos ver um quadro de Pedro Cabrita Reis “Les Peintures”, técnica mista sobre madeira e platex.

_MG_3377

Na casa de jantar, com ligação à sala, a mesa é também design de Nuno Palha, e, na parede, vemos um quadro duplo com círculos de Jorge Humberto.

No quarto, a arte é igualmente importante!

_MG_3429

A suíte do casal possui casa de banho e um pequeno escritório onde encontramos uma peça que já está na família há três gerações: uma escrivaninha feijão.

No quarto, junto a um cadeirão laranja, um quadro de Luís Bívar ‘’Capítulo I’’.

Mas, para além das artes plásticas, o amor pelo cinema é também celebrado nesta casa, com uma sala de cinema e uma grande estante coberta de filmes.

Nesta casa, a família e a arte vivem de mãos dadas!

0
Would love your thoughts, please comment.x