Suavidade nas formas e nas cores, permeiam esta casa de 1901, que foi remodelada mantendo as caraterísticas originais .
Projeto: Studio Nato / Fotografia: Hanna Grankvist
Nos limites do Prospect Park, em Brooklyn, Nova Iorque, um típica casa brownstone, de estilo vitoriano e datada de 1901, foi remodelada pelo estúdio de arquitetura e design nova iorquino Studio Nato. A casa, que é residência de uma jovem família de quatro pessoas, foi intervencionada a pensar na transição para uma vida onde o trabalho passou a ser feito a partir de casa.
A casa, que é histórica mas também se quer contemporânea, celebra um conforto sofisticado. “A suavidade na forma e na cor permeiam os espaços, convidando os proprietários a brincar, trabalhar, descansar e passar tempo juntos”, explicam os arquitetos.
As características originais da casa foram respeitadas, como a distribuição e as portas e molduras ornamentadas, sendo justapostas por acréscimos como marcenaria personalizada e novas venezianas que foram contextualmente apropriadas.
Um ar de calma preenche a casa de quatro quartos, onde uma paleta predominantemente clara é equilibrada por pisos de nogueira mais escuros.
Na decoração, uma mistura de peças clássicas e contemporâneas transmitem a materialidade. As camadas de diferentes épocas são mostradas, ora em assentos inspirados em meados do século, ora em candeeiros contemporâneos e armários modernos.
Linhas simples e tons naturais enfatizam uma elegância descomplicada, enquanto obras de arte quentes e coloridas de artistas americanas como Susan English, Cara Tomlinson, Sydney Licht e Ky Anderson animam os espaços.
Por último, os autores da remodelação referem que, “embora os clientes tenham tendência para um estilo mais tradicionalista, o casal e os seus dois filhos pequenos também necessitavam de comodidades e mobiliário contemporâneos para facilitar as suas atividades quotidianas. O resultado é um espaço interior luminoso e charmoso que torna ainda mais agradável passar o tempo em casa”.