Por a 28 Junho 2023

Com 88m2 há uma coisa da qual este apartamento se pode gabar: ele acolhe as histórias e vivências de duas gerações da mesma família. É o que acontece quando a casa dos pais e da infância, se torna na casa dos filhos.

Projeto: Traama Arquitetura / Fotografia: Fred Schueler

Não será uma história fora do comum. Muitas serão as casas que, depois de serem a casa dos pais e da infância, acabam por ser a morada dos filhos e da sua nova família. Esta casa específica fica em Brasília, no Brasil, e como tantas outras, os seus 88 m2 já se podem gabar de acolher duas gerações e todas as histórias que delas fazem parte.

O atual proprietário, que hoje vive no apartamento com a sua esposa e filho, passou toda a sua infância nesta casa, quando morava com os pais. As árvores, que hoje fazem sombra nas janelas com lindas copas cheias de folhas verdes, foram plantadas ainda pequenas muitos anos antes, pelo pai do dono do imóvel.

Antes da intervenção, o apartamento era muito compartimentado, tinha revestimentos escuros e antigos e o layout não atendia às necessidades do casal, por isso, foi feita uma remodelação total, que implicou não só as divisões como a decoração.

O projeto deu prioridade à funcionalidade dos espaços, à amplitude que a integração proporciona, à valorização da luz natural e à apreciação dos elementos importantes que caracterizavam o apartamento, tais como o pavimento em tacos de madeira natural – um clássico da arquitetura dos apartamentos da cidade em que está inserido.

O ponto de partida para um layout mais prático foi a integração da sala com a cozinha – para isso foi demolida a parede que separava os dois ambientes -, e assim o apartamento ganhou uma dimensão mais ampla. Unir os espaços num só foi a solução fundamental para que o casal recebesse os amigos e a família com conforto. 

Com a junção destas áreas surgiu um novo desafio – a integração dos pavimentos destas duas divisões. Na área social foram mantidos os taco em madeira, mas o mesmo não poderia ser aplicado na área da cozinha, por isso, foi escolhido um mosaico hidráulico na cor terracota, que não destoou do piso em madeira.

Na sala, o banco em cimento circunda o ambiente e confere dinamismo ao espaço por incorporar diferentes atividades, ora funcionando como bancada de apoio, ora como assento.

A antiga casa-de-banho de serviço foi transformada num espaço de banho amplo e a casa-de-banho social também foi redefinida, o que permitiu otimizar o quarto do casal. Um terceiro quarto tornou-se um escritório e acabou reduzido para dar lugar a uma sala de jantar.

0
Would love your thoughts, please comment.x