Por a 12 Julho 2022

Cores suaves, espaços amplos e uma rede de baloiço na sala. Um projeto de design de interiores que partiu do minimalismo para criar ambientes confortáveis e funcionais sem perder a identidade.

Projeto: Mariana Leal, morada3112 / Área: 140 m2 / Ano: 2022 / Fotografias: Júlia Tótoli

Esta é uma história como tantas outras. Um casal viu-se obrigado a mudar por questões profissionais e escolheu como nova morada um apartamento recém construído num bairro residencial nobre de Brasília. Pese embora recente, houve a necessidade de fazer com que o apartamento respondesse às exatas necessidades deste casal e que fosse o espelho dos seus gostos e personalidades.

Um dos pedidos foi o de transformar a sala de estar e jantar numa zona de convívio familiar por excelência. Incluir uma rede de baloiço para os momentos de descanso do casal e do filho, sem com isso descaracterizar o espaço quando fossem receber visitas. As madeiras usadas deveriam ser delicadas, simples e pouco ornamentadas, à exceção dos nichos que foram preenchidos com cerâmicas regionais.

Como o apartamento era recente, o projeto de interiores concentrou-se em tornar os espaços práticos, confortáveis e funcionais. Os pavimentos, bancada e loiças foram mantidos, mas, por exemplo, foram feitas intervenções ao nível da iluminação para que a mesma ganhasse destaque.

Foi desenhada uma porta em estilo painel para separar as áreas sociais das privadas e foram colocados painéis nas paredes da sala de estar, criando um efeito “espelho”. Para os quartos, foi desenhado um projeto de marcenaria específico, com destaque para  a mesa escrivaninha no quarto de casal que acumula as funções.


Segundo Mariana Leal,  “os clientes haviam referido no início do projeto que preferiam um estilo minimalista, logo não queriam objetos muito grandes nas paredes ou no mobiliário. Por isso, optamos por trabalhar com objetos mais pequenos e delicados. Destaco as esferas de madeira de Fabiana Queiroga no espaço de banho, e as aguarelas da mesma artista na cabeceira da cama de casal. Esculturas em cerâmica adquiridas em feiras locais também foram selecionadas para o projeto”. 

De salientar que, durante os três meses que o projeto demorou a ser concretizado a proprietária engravidou, o que fez com que o escritório fosse transformado num quarto para receber o bebé.

0
Would love your thoughts, please comment.x