Por a 20 Junho 2023

A arquiteta Virna Carvalho acaba de concluir a remodelação do apartamento onde mora desde 2009 e mostra o resultado.

Projeto: Virna Carvalho / Fotografia: Denilson Machado

Desde 2009 que a arquiteta Virna Carvalho mora neste apartamento, na zona oeste do Rio de Janeiro, e há alguns anos que tinha o desejo de fazer uma grande remodelação para resolver alguns problemas. Segundo conta, o closet do casal, por exemplo, era muito pequeno, e a cozinha, embora grande, tinha problemas de funcionalidade. Já a varanda da sala, mesmo sendo espaçosa e com uma vista deslumbrante, era pouco usada pela família.

A arquiteta Virna Carvalho

Na remodelação iniciada há cerca de um ano, apenas uma das casas-de-banho, que havia sido renovada recentemente, ficou de fora. De resto, todas as outras divisões foram intervencionadas.

Dois quartos, o antigo hall e a zona de lavandaria, foram integrados para criar uma ampla suíte para o casal, que passou a contar também com escritório, área de leitura, e um closet e casa-de-banho para cada um deles.

A cozinha, por sua vez, foi integrada ao antigo quarto de serviço, permitindo criar uma ilha. O espaço ganhou também um layout mais funcional com espaço para receber muitos armários. Na varanda foi colocado o mesmo pavimento da área social e a mesma foi fechada com uma cortina de vidro, passando a acolher a nova sala de jantar do apartamento.

Virna conta que, no geral, procurou através do projeto melhorar a sensação de amplitude nos espaços, aumentar a funcionalidade e criar uma atmosfera leve, acolhedora e, ao mesmo tempo, sofisticada. Além disso, aproveitou a remodelação para realizar outro sonho antigo:  automatizar toda a casa.

Na decoração é tudo novo. Na seleção dos móveis, para além da beleza e contemporaneidade, a arquiteta deu prioridade ao conforto e à elegância das peças. Entre elas destaca a poltrona suspensa Folha (assinada pela Lattoog), a mesa de jantar oval Grillo, as cadeiras giratórias Le Mans, o sofá Rei (assinado por Reinaldo Lourenço), a poltrona Bumbo (assinada por Lilly Sarti), o banco Odhara (assinado por Louis Kazan), a poltrona giratória Romã e a mesa lateral Barra (assinada por Giácomo Tomazzi). Entre as obras de arte, a arquiteta destaca a pintura do artista Marcelo Solá na sala e a do artista Augusto Petrillo na suíte do casal.

Segundo a arquiteta, a paleta de cores da área social veio da sua paixão pelo porcelanato modelo Mármore Paraná (em super formatos de 1,20m x 2,50m), da Roca Cerâmica aplicado em todo o pavimento. “O efeito marmorizado acobreado impresso em fundo claro inspirou-me a trazer para a decoração a madeira natural e os tons de verde, cobre e terracota”, justifica. Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante a arquiteta apostou em móveis de linhas curvas, tecidos macios e plantas naturais.

Na decoração da suíte do casal predominam as cores sóbrias, como por exemplo a marcenaria e a roupa de cama, pontuada por tons mais quentes para trazer equilíbrio visual ao espaço, como a cabeceira estofada em couro caramelo e o pufe em tecido terracota. Na cozinha, a sensação de amplitude foi reforçada pela combinação de cores claras com a luz natural.

0
Would love your thoughts, please comment.x