Alicia Murphy assina o projeto de interiores de uma casa icónica dos anos 60, obra do arquiteto Francisco da Conceição Silva, transformado num refúgio contemporâneo que une a alma de Portugal ao espírito descontraído dos Hamptons.
Projeto: Alicia Murphy / Fotografia: Luís Nobre Guedes / Fotografia de família: Simão Pernas
No coração da região de Sintra, a Quinta São Luís é uma residência notável pela sua relevância arquitetónica e histórica. Originalmente concebida na década de 1960 pelo arquiteto português Francisco da Conceição Silva, a casa permanece praticamente intacta desde a sua construção, preservando a essência do modernismo português.




A designer norte-americana Alicia Murphy, que em 2024 se mudou com a família de East Hampton, Nova Iorque, para Portugal, assumiu o desafio de reinterpretar e valorizar a integridade arquitetónica da casa atribuindo-lhe, contudo, uma atmosfera mais leve e contemporânea.


A intenção foi clara: manter os elementos originais e, através de uma seleção criteriosa de mobiliário, arte e detalhes decorativos, criar um espaço que fosse simultaneamente um testemunho do passado e um refúgio para a vida moderna.






O processo revelou-se pessoal e exigente. Após uma primeira visita à casa em janeiro, para levantamento de medidas, Murphy regressou a Nova Iorque com a intenção de transportar parte do recheio da sua casa nos Hamptons para Portugal.




Porém, a venda inesperada dessa residência, inteiramente mobilada, obrigou a uma reviravolta: em apenas oito semanas, teve de reunir em Nova Iorque todo o mobiliário e peças necessárias para a nova vida da família em Sintra, garantindo o envio atempado, por contentor, para uma instalação em junho.


Com recurso a fornecedores de confiança, peças vintage, descobertas de armazém e modelos de exposição, a curadoria resultou numa casa que une dois mundos: a elegância descontraída dos Hamptons e a alma da arquitetura portuguesa do século XX.
O resultado é uma residência que transcende geografias, pensada para acolher a família de Alicia, o marido e os quatro filhos, e oferecer-lhes um refúgio rodeado de verde nesta nova etapa da sua vida.


