Por a 15 Outubro 2025

Rodeada e em estreita relação com as copas das árvores que a envolvem, esta casa desenhada pelo escritório Pérez Palacios remete-nos para a experiência de subir uma montanha: quanto mais se sobe, mais deslumbrantes são as vistas. As fotografias são de Rory Gardiner e Luis Garvan.

Projeto: Pérez Palacios Arquitectos Asociados / Fotografias: Rory Gardiner e Luis Garvan / segundo memória descritiva

Localizada em Valle de Bravo, no México, Copas é um projeto nascido do entendimento e do respeito pela natureza que habita o local em que se insere.

A sua principal intenção foi criar um piso superior aberto, que se relaciona diretamente com as copas das árvores envolventes — elementos que dão essência ao projeto e definem as atmosferas e vistas em toda a casa.

A residência adapta-se à topografia natural do terreno, aproveitando a inclinação e exigindo uma escavação mínima. Os arquitetos optaram por elevar as áreas sociais um nível acima do solo, introduzindo uma série de plataformas que podem ser vivenciadas de diferentes formas em comunhão com a natureza.

Por outro lado, o piso térreo acolhe os quartos, garantindo a privacidade e o sossego necessários a estas zonas. 

O conceito desta casa remete à experiência de subir uma montanha: à medida que se sobe, revelam-se as vistas deslumbrantes.