Por a 16 Agosto 2022

Quem nunca sonhou em viver numa casa de árvore que atire a primeira pedra. Alexander Symes agarrou o conceito e tornou-o realidade adicionando ainda a componente sustentável. A casa construída segundo o padrão Passive House usa materiais reciclados e residuais e reduziu significativamente o custo de vida útil para os proprietários.

Projeto: Alexander Symes Architect / Fotografias: Barton Taylor

A “Casa na Árvore da Pimenta” é uma Casa Passiva que como o próprio nome indica, é também uma casa na árvore. É a segunda residência de uma família na região australiana de Illawarra, e está situada num local íngreme.

Construída de acordo com o padrão internacional de Casas Passivas, a verdadeira sustentabilidade é a essência deste projeto. A casa, fica aninhada na copa da árvore e foi feita recorrendo a materiais naturais, design de alto desempenho e uma forte relação biofílica. As duas alas em balanço abrigam um telhado verde, repleto de plantas nativas australianas, elevando o solo natural e misturando o edifício com a paisagem.

As técnicas construtivas utilizadas e as decisões de projeto, melhoraram o conforto térmico dos compartimentos e possibilitaram novos espaços de entretenimento. Exemplo disso são o uso da madeira, os jardins endémicos na cobertura e o deck da copa das árvores, que oferece proteção visual e sonora para a rua e vistas diretas sobre as copas das árvores envolventes. O projeto adiciona espaço útil muito necessário ao ambiente suburbano, sem sobrecarregar o bairro.

De salientar que, ao usar materiais recuperados e residuais, os custos foram significativamente reduzidos sem sacrificar a qualidade. O padrão Passive House e o sistema de painel fotovoltaico de 12kW significam que o consumo geral de energia da rede do projeto é de apenas 14% de uma casa de tamanho comparável (redução de 86%), reduzindo significativamente o custo de vida útil para os proprietários.

Hometour

Descubra a casa em vídeo, aqui:

0
Would love your thoughts, please comment.x