Por a 13 Setembro 2024

Com o seu estilo intemporal e a sua atenção meticulosa ao requinte, o escritório Ashley Botten Design desenhou este retiro familiar, destinado a crescer em camadas através do uso e das memórias, evoluindo para uma casa querida para as gerações vindouras. As fotografias são de Patrick Biller.

Projeto: Ashley Botten Design / Fotografia: Patrick Biller / segundo memória descritiva

A alfaiataria é uma fonte constante de inspiração para o escritório Ashley Botten Design, por isso, é sempre um prazer para o estúdio trabalhar com clientes que partilham do mesmo gosto. Seja na moda ou no design de interiores, a alfaiataria tem tudo a ver com pormenores preciosos e com o trabalho com materiais e fabricantes de qualidade. Também envolve compreender como é que uma divisão é utilizada e navegada.

Quando foram convidados a renovar uma casa de família perto de um lago, o desejo era combinar cuidadosamente a elegância com a facilidade casual de passar os verões perto da água.

Ao entrar pela porta da frente, uma das primeiras coisas com que o olhar se liga é o sofá curvo, estrategicamente colocado para apreciar a deslumbrante vista para o lago. Esplendidamente confortável para acomodar até seis pessoas, o sofá é também rico em pequenos detalhes, em especial a forma como o tecido é revestido por uma calha para envolver as costas sem problemas. O efeito é subtil, mas visualmente poderoso.

Foi também criado um banco curvo em carvalho branco para abraçar o sofá, transformando um espaço inutilizável numa área funcional – um local para uma pequena escultura ou um assento para descalçar os sapatos. No chão, há um tapete esculpido com padrões tridimensionais, cuidadosamente colocado na disposição dos móveis. As sombras realçam áreas específicas, como o ponto em que a perna de uma cadeira encontra o chão, criando momentos de luxo tranquilo.

Uma mistura dinâmica de dois tipos de madeira dá ao piso terréo uma sensação de ousadia, com tábuas largas de Abeto no chão e Lariço a envolver as escadas de meia-volta que conduzem a um corredor de passagem.

O Lariço castanho-dourado é repetido nos armários da cozinha, onde é combinado com placas de pedra de carvão amaciado nas bancadas, no revestimento das costas e no exaustor. Esta paleta rica é ainda mais realçada com uma prateleira de alumínio aberta para empilhar a loiça. Uma ilha de cozinha, também em alumínio, está rodeada por bancos de balcão em pele nobuck.

O quarto principal e a casa de banho privativa adoptam um ambiente mais moderado, com paredes pintadas numa tonalidade salgada texturizada e revestimentos de janelas em linho que difundem a luz difusa. A estrutura da cama está bem estofada em lã, com uma peça de carpintaria afastada da parede para permitir uma passagem alternativa para a casa de banho privativa.

Embora a estrutura exterior da casa de campo com seis quartos tenha permanecido intacta, as paredes estruturais interiores foram removidas para melhorar o fluxo espacial e criar áreas mais calmas.

As caraterísticas principais, tais como as janelas de guilhotina e a majestosa lareira, permaneceram intactas. A equipa de arquitetos e designers concentrou-se em dar às áreas comuns e aos espaços privados uma expressão personalizada, o que exigiu mobiliário de design por medida, de divisão para divisão.

Em todos os momentos, a Ashley Botten Design prestou muita atenção às experiências sensoriais que realçam o doce conforto de viver bem. Na casa de banho privativa, o estúdio concebeu um toalheiro metálico alargado com um tabuleiro para queimar incenso. A privacidade também foi tida em conta, com portas de vidro na sala do bar para amortecer o ruído da televisão e uma área estofada perto da sala de estar que é ideal para as crianças se divertirem.

0
Would love your thoughts, please comment.x