Original dos anos 70 e sujeito a uma remodelação recente, este apartamento localizado em Brasília viu as suas caraterísticas brutalistas evidenciadas.
Projeto: Maria Araujo arquitetura / Marina Nunes / Fotografia: Julia Tótoli
Este apartamento dos anos 70, localizado em Brasília – cidade projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer -, precisava de uma remodelação. E entre as necessidades que o imóvel reclamava, estava a necessidade de abrir novos espaços para um novo layout, mas não só.
O projeto, assinado pelo escritório Maria Araújo Arquitetura, contemplou a reabilitação do pavimento original em taco de madeira e expôs as vigas e pilares, ampliando as características brutalistas originais. Foi também adicionado um painel em ‘L’ de chapa metálica natural para esconder o acesso à área dos quartos e permitir a integração da cozinha. As paredes foram apenas pintadas de branco.
A planta original, com três quartos – um em suite -, foi substituída por uma nova, com dois quartos e uma sala de estar ampliada, com janelas generosas e iluminação natural privilegiada.
A suíte principal ganhou um closet , sendo que a agora a outra suite pode ser utilizada como escritório, sala de TV ou mesmo quarto de hóspedes. Além desta alteração, o antigo lavabo social foi transformado em suite e foi projetado um novo, que foi revestido com azulejo hidráulico amarelo, monocromático e contemporâneo.
Na cozinha, os tijolos vazados permitem uma ventilação natural ao mesmo tempo que fazem a integração da sala de jantar, que ganhou uma iluminação indireta, com focos pontuais de luz, que complementam a iluminação natural do apartamento.
O mobiliários e objetos de decoração, escolhidos pelo escritório, trazem a brasilidade tão presente em Brasília, a capital federal, para os interiores.