Por a 24 Novembro 2025

Na Catalunha, uma antiga casa agrícola, agora adega de produção de vinho ecológico/biodinâmico, passou a acolher dois apartamentos, cada um deles com 20 m². O coletivo Rai Pinto Studio desenhou a solução para criar os espaços residenciais sem alterar a arquitetura original.

Projeto: Rai Pinto Studio / Fotografias: Pol Viladoms / segundo memória descritiva

Mas é o nome dado às casas rurais mediterrânicas na Catalunha. O Mas Estela é uma antiga casa agrícola situada dentro do Parque Natural do Cap de Creus, na região do Empordà, que, segundo documentos a que o coletivo Rai Pinto Studio teve acesso, existe desde o século X. 

Atualmente, a propriedade é gerida por uma família que produz vinho ecológico/biodinâmico desde 1989. E foi essa mesma família que pediu ao estúdio de arquitetura para desenhar dois apartamentos de férias no interior do Mas.

Para respeitar a antiga adega, o espaço original não foi alterado. Em vez disso, o projeto assentou numa “caixa” que alberga todo o programa: a cozinha, a casa de banho e o quarto. 

Cada apartamento tem apenas 20 metros quadrados de implantação, além de uma área exterior com uma pérgula.

Nos apartamentos, foi aplicado um tom vermelho aos painéis de madeira para enfatizar o veio da madeira, fazendo referência aos barris tingidos pelo processo de vinificação.