Por a 30 Agosto 2022

Para este projeto de recuperação de uma antiga adega em espaço habitacional e oficina, os arquitetos do coletivo Zola quiseram articular as duas partes do edifício, uma habitada e outra em construção, através de um prolongamento entre as paredes de escombros, invisível desde a rua. Este está inserido entre a casa existente e o anexo reabilitado.

Office Zola Architecs | Fotografia Javier Callejas

Tal permitiu abrir o espaço de estar para o jardim gerando um pátio, ao mesmo tempo que une os edifícios para formar um único. A oficina, instalada no pé-direito duplo da adega, está virada a norte para beneficiar de luz adequada. Para equilibrar a diferença de nível entre os edifícios, o solo foi rebaixado por forma a proporcionar um generoso espaço térreo totalmente acessível a uma pessoa em cadeira de rodas, uma rampa externa que dá acesso ao jardim e depois à rua.

Tudo isto implicou a reformulação das estruturas existentes, permitindo assim assumir os custos das novas estruturas a serem executadas. Duas lajes de betão formam a ligação entre os edifícios. Este espaço pós-livre liberta assim as fachadas totalmente abertas para o exterior.

A extensão é intencionalmente discreta e sóbria para revelar as qualidades do edifício existente e ampliar a relação com o exterior em contraste com os edifícios preservados e reabilitados mais maciços e mais opacos.

A segunda obra limitou-se à máxima reutilização dos materiais no seu estado bruto, assumindo-se integralmente as intervenções dirigidas a edifícios antigos. Procurámos construir sobre o que existia, identificar o que constitui a identidade do lugar e as suas qualidades. A conservação ou reparação idêntica dos materiais existentes foi procurada de modo a restaurar o mais possível o caráter dos edifícios preservados.

A extensão está integrada na continuidade do edifício existente, intencionalmente transparente, deixando visível o volume e a composição das fachadas preservadas e permitindo grande transparência em relação ao jardim.

A materialidade é expressa numa paleta bastante simples e clara. Os materiais existentes e antigos trazem uma atmosfera específica ao local, sendo apenas as peças adicionadas um sinal de diferença assumida. Esta abordagem também tende a apagar a deficiência por meio da arquitetura, uma alavanca para inclusão e independência. “Oferecer espaços em que não nos reduzamos a acrescentar elementos que marcam uma situação específica. Essas adições muitas vezes têm o efeito de estigmatizar ainda mais a deficiência em detrimento de uma arquitetura coerente. Desde a fase de projeto, as questões foram totalmente integradas. A primeira ideia não é limitar uma pessoa a certos espaços de vida por causa de sua deficiência, mas, ao contrário, empurrar seus limites físicos o máximo possível.”

0
Would love your thoughts, please comment.x