A Zaha Hadid Architects (ZHA) apresentou no World Design Congress 2025 (WDC), em Londres, o projeto Nereid, um habitat marinho impresso em 3D que promete regenerar ecossistemas costeiros.
O congresso, promovido pelo World Design Organization (WDO) em colaboração com o Design Council UK, reuniu a comunidade global de design para debater soluções sustentáveis e o papel do design como motor de ação ambiental.
Nereid: inovar e restaurar ecossistemas marinhos
Apresentado no Parque Marinho de North Lantau, em Hong Kong, o Nereid foi desenvolvido pela ZHA com a tecnologia de impressão 3D da D-Shape. O objetivo? Criar habitats artificiais que promovem biodiversidade, combatendo os efeitos das alterações climáticas, urbanização, poluição e sobrepesca.
O projeto utiliza uma pasta de betão de baixo carbono e pH neutro, segura para ambientes marinhos. As estruturas replicam texturas e porosidade de recifes naturais, favorecendo o crescimento de fitoplâncton e moluscos filtradores, a base da cadeia alimentar marinha.
“A colaboração destaca a visão da Zaha Hadid Architects, a engenhosidade da D-Shape e o compromisso da HKSTP com soluções inovadoras para os desafios ambientais”, afirmou Hilda Chan, diretora de marketing da HKSTP.
Habitats artificiais para proteger espécies em risco
O projeto contou com a colaboração do professor James Fang, especialista da Universidade Politécnica de Hong Kong, e surge como resposta à perda de biodiversidade nos oceanos. Além de restaurar habitats, o Nereid funcionará como barreira contra práticas destrutivas, como a pesca de arrasto.


A iniciativa ganha especial importância numa região que é habitat do golfinho-branco chinês (Sousa chinensis), conhecido como golfinho-cor-de-rosa de Hong Kong, espécie criticamente ameaçada.
Projetos sustentáveis apresentados pela ZHA
Para além do Nereid, a Zaha Hadid Architects apresentou outros projetos inovadores no WDC 2025:
- Eco Park Stadium – estádio do Forest Green Rovers (Reino Unido), construído quase inteiramente em madeira sustentável.
- Pontes Striatus e Phoenix – estruturas em betão reciclado impressas em 3D, sem uso de argamassa ou armaduras.
- NatPowerH – primeira infraestrutura de hidrogénio verde para embarcações de recreio.
- Sede da BEEAH Group (EAU) – exemplo de cidade inteligente e sustentável.
- Thalia – sistema de paredes em cortiça, desenvolvido com a Gencork.
- Masterplan Napoli Porta Est – transformação sustentável da antiga zona industrial de Nápoles.
- Renovação da Torre Le Schuylkill (Mónaco) – modernização do primeiro arranha-céus de Monte Carlo.
HKSTP e D-Shape: motores da inovação sustentável
A Hong Kong Science and Technology Parks Corporation (HKSTP) apoia mais de 2.400 empresas tecnológicas e tem sido um polo de inovação nas áreas da saúde digital, inteligência artificial, fintech e cidades inteligentes. Mais informações aqui
A D-Shape, cofundada por Enrico Dini e Mario Nuzzolese, é referência mundial em impressão 3D de grande escala, com mais de 500 projetos instalados globalmente. A startup dedica-se ao desenvolvimento de estruturas marinhas ecológicas que aumentam a resiliência costeira. Mais informações aqui