Por a 31 Março 2022

A nova sede do Grupo BEEAH em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurada na quarta-feira, 30 de março, por Sua Alteza Dr. Sheikh Sultan bin Muhammad Al Qasimi, governante de Sharjah. Alimentada pelo painel solar próprio e equipada com tecnologias de última geração para operações nos padrões LEED Platinum, a nova sede foi projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA) para atingir emissões líquidas zero e será o centro administrativo e de gestão do grupo que define um nova referência para futuros espaços de trabalho.

Apoiada pela estratégia de dois pilares de sustentabilidade e digitalização, o BEEAH Group opera em seis setores-chave que incluem gestão e reciclagem de resíduos, energia limpa, consultoria ambiental, educação e mobilidade verde.

A sede é o marco mais recente para o Grupo BEEAH, que continua a ser pioneiro em inovações para Sharjah e em todo o mundo, estabelecendo uma base de operações para o grupo na diversificação em novos setores críticos para o futuro.

Com esta nova sede, o BEEAH demonstra de que forma a tecnologia pode dimensionar o impacto sustentável e, em última análise, servir como um modelo para as cidades inteligentes e sustentáveis ​​de amanhã. Incorporando esses princípios, o projeto da sede responde ao seu ambiente como uma série de “dunas” interligadas orientadas e moldadas para otimizar as condições climáticas locais.

Incorporado no seu contexto do deserto de Al Sajaa de Sharjah, o projeto ecoa a paisagem circundante moldada pelos ventos predominantes em dunas de areia côncavas e cordilheiras que se tornam convexas quando se cruzam.

Garantindo que todos os espaços internos sejam dotados de ampla luz natural e vistas, limitando a quantidade de vidros expostos ao sol forte, as duas principais dunas da sede abrigam os departamentos públicos e administrativos, juntamente com a zona administrativa que se interligam por meio de um pátio central, definindo um oásis dentro do edifício, que é parte integrante da sua estratégia de ventilação natural.

Os visitantes entram sob a cúpula de 15 metros de altura, que aumenta ainda mais a ventilação natural e permite a entrada de luz solar passiva no edifício. Além do pátio central e do escritório em plano aberto, a sede incorpora salas de reuniões inteligentes, um centro de visitantes imersivo e um auditório.

A sede do BEEAH, de 9.000 m², tem sustentabilidade em seu núcleo com uma alta percentagem de materiais adquiridos localmente e está equipada com tecnologias prontas para o futuro para permitir operações nos padrões LEED Platinum com emissões líquidas zero e consumo mínimo de energia. Painéis de fibra reforçada com vidro reduzem o ganho solar enquanto o resfriamento de placas e vidros regulam as temperaturas internas para um conforto ideal.

O tratamento de água no local filtra as águas residuais para minimizar o consumo e seu parque solar carrega as baterias Tesla para atender à demanda de energia do edifício ao longo do dia e da noite.

A experiência do funcionário inclui caminhos sem contacto, um concierge virtual, salas de reuniões inteligentes e um aplicativo complementar que automatiza as tarefas do dia-a-dia. O sistema de gestão inteligente do edifício ajusta automaticamente a iluminação e a temperatura dependendo da ocupação e da hora do dia. As salas também estão equipadas para cenários de trabalho remotos e híbridos com poderosas ferramentas de colaboração.

Manifestando os pilares gémeos de sustentabilidade e digitalização da BEEAH, a nova sede projetada pelo coletivo ZHA é uma conquista importante para o Grupo BEEAH, sinalizando seu crescimento de uma empresa fundada para lidar proativamente com questões ambientais em Sharjah, para um grupo internacional com negócios em setores críticos para a realização de um futuro sustentável.

Após o concurso internacional de design de 2013, a arquiteta, já falecida, Zaha Hadid e a sua equipa, Zaha Hadid Architects, foram contratados pelo BEEAH Group para projetar a nova sede que realizaria emissões líquidas zero e seria integrada nas tecnologias de próxima geração para alcançar um novo padrão de conveniência e colaboração dos funcionários.

0
Would love your thoughts, please comment.x