O refúgio de Wesley Silva aka Safadão, cantor, produtor musical e empresário brasileiro, onde trabalho e família coexistem em perfeita harmonia.
Projeto: Romário Rodrigues Arquiteto / Fotografias: Denilson Machado e Adriano Pacceli / Texto: Isabel Pilar de Figueiredo
Personalidade, dinâmicas familiares e uma atmosfera que respira o estilo de vida de Wesley, um dos grandes nomes da música no Brasil, e Thyane, em São Paulo, arrumam-se debaxo do mesmo teto, na sua nova casa, com projeto assinado pelo estúdio de Romário Rodrigues Arquitetos, com paisagismo de Bia Abreu.



Organizado em 1.800 m² de área útil, o projeto nasceu a partir de uma remodelação integral, que envolveu reestruturações arquitetónicas e um restyling dos interiores. A missão do arquiteto Romário Rodrigues era clara: unir trabalho e vida familiar e criar espaços que funcionassem como palco para as gravações e a produção de conteúdo, sem perder a atmosfera acolhedora de um autêntico lar.
“Queríamos uma casa que cumprisse as nossas necessidades profissionais, mas sem perder a ligação com os filhos, com os momentos em família. Cada canto tem um propósito e uma memória em construção”, revela Wesley.




A nova organização dos ambientes aconteceu em três níveis. No piso zero, onde se arrumam as áreas sociais — hall de entrada, salas de estar, jantar e almoço, escritório, cozinha e espaço gourmet, integradas e criadas para receber. No andar superior, o refúgio íntimo da família, que se desdobra em cinco suítes: a master, três destinadas aos filhos e uma para hóspedes. No subsolo, onde ficam os ambientes de suporte ao trabalho do cantor: estúdio, camarim e escritórios, além das áreas de serviço.





A integração dos ambientes foi ponto-chave, permitindo que convivência e rotina profissional coexistissem de forma natural e sem interferências. Entre os principais desafios enfrentados pela equipa de arquitetura estava a necessidade de conciliar as exigências do universo musical e digital de Wesley com a rotina familiar. A expansão da área da casa, de 1,2 mil para 1,8 mil m², foi essencial para criar novos ambientes funcionais — como o estúdio no subsolo e o ginásio no primeiro andar — mantendo a fluidez da planta e respeitando a privacidade.








A área de lazer, por sua vez, recebeu especial atenção, com destaque para a piscina integrada no exuberante paisagismo de Bia Abreu. Um pedido pessoal de Wesley, a sauna de vidro no jardim, inicialmente um ponto fora do espetro no projeto, acabou por revelar-se um elemento icónico graças à forma como foi incorporada ao verde da paisagem.



Com um conceito que privilegia a funcionalidade aliada à sofisticação, o projeto aposta em linhas contemporâneas, materiais nobres e uma seleção precisa de móveis e obras de arte. A paleta de cores reflete o desejo da família por equilíbrio e personalidade: tons neutros como off-white, branco e cinza predominam nas áreas sociais, em contraste com elementos clássicos, peças de design e obras de arte expressivas. Na área gourmet, os tons amadeirados e beges dialogam com o aço inox para uma estética moderna e convidativa. Esta linguagem estende-se à área externa, onde o paisagismo promove o conforto e a fluidez entre interior e exterior.






Embora o casal tenha mudado de Estado, Wesley e Thyane levaram poucas peças da antiga residência para esta nova morada. Entre os destaques estão quadros de Aldemir Martins, agora posicionados na suíte principal e na sala de almoço, e tapetes persas com valor afetivo, que conferem identidade e história aos ambientes. A decoração inclui ainda obras de arte de peso, como os quadros de Paulo Pasta e as esculturas de Yutaka Toyota, no hall; Pintura de Gilberto Salvador e obra de Antônio Helio, no living; Obras de Chen Kong Fang na área gourmet; Fotografias de Denilson Machado, da série Escaleras al Cielo, além do design de autor, em cada ambiente.